segunda-feira, maio 31, 2004

Ronaldinho Cortado

Ronaldinho gaúcho foi cortado da seleção por problemas musculares. Em seu lugar joga Luís Fabiano. Tendo a acreditar que a mudança prejudica a equipe, já que Ronaldinho, embora jogue na frente na seleção do Parreira, é um cara mais de armação do que de finalização. O que eu gostaria de ver era Luís Fabiano, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Kaká jogando juntos. Mas o Parreira é muito medroso para arriscar um time tão ofensivo. Há quem diga que é melhor não tomar gol se fechar atrás, mas eu continuo a preferir chorar a Copa de 82 do que comemorar a de 94.

GUGA NAS QUARTAS

Vamos falar baixinho para ele não escutar... Mas o Guga está surpreendendo e passou pela 3a.rodada com mais um 3 a 0. Está nas quartas-de-final. Confesso estar surpreso. Para mim, ele havia acabado para o tênis. Uma nova conquista em Roland Garros pode dar a ela a auto-confiança que perdeu.
Vamos torcer!

Igor

domingo, maio 30, 2004

Balanço da Rodada: Grandes tropeçam, clássicos ficam no empate, arbitragem compromete resultados

Comecemos pelo clássicos:

São Paulo e Corinthans O Corinthians conseguiu arrancar o empate do São Paulo, franco favorito, que jogou melhor e poderia sair com a vitória. Mérito do Tite que acertou a defesa da equipe e segurou o meio campo com o 3-5-2. São Paulo dominou o primeiro tempo mas voltou cansado para o segundo. Não gostei da escalação com três volantes do Cuca, mas o perdôo porque o que interessa é a Libertadores. Paulo César de Oliveira, que na minha opinião é só um árbitro razoável (amarela em clássico) prejudicou o São Paulo. Simplício sofreu pênalti claro e o juíz não deu. O segundo gol do São Paulo foi mal anulado. Fabão não se apoiou no zagueiro!!!! Fora isso teve até bola no travessão de falta do Rogério Ceni, que como já diria a música do Skank, não altera o placar. Para o Corinthians o resultado foi ótimo. Pelo menos os caras não vão ouvir um monte amanhã.

Santos e Galo Foi o melhor jogo da rodada. Só vi o segundo tempo e os melhores momentos, mas deu para perceber que o jogo foi franco e aberto. Diego e Robinho jogaram muito e a vantagem no placar alternava para cada lado. Ricardinho estreeou como só mais um cara no meio campo. Elano joga melhor no meio que na lateral e o Paulo Almeida tem mesmo que ir embora, é muito metido a jogar bonito e só faz bobagem. Como o São Paulo, a arbitragem prejudicou o Santos. O gol legítimo do Paulo César foi anulado, embora tenha tido um pênalti não anotado a favor do Galo. Resultado justo. Luxemburgo já saiu falando de mudança de filosofia. Leia-se que vai ter gente indo embora do peixe logo-logo.

Flamengo e Goiás Flamengo continua sem vencer. O Fla tava com a vitória na mão e cedeu o empate no Serra Dourada. O jogo também foi franco. O Zinho jogou muito e o Júlio César fez boas defesas. O número nove do Flamengo perdeu vários gols, e o Flá também teve um gol mal anulado. Como o corinthians, a coisa tem de se resolve fora de campo para der resultado nas quatro linhas.

Vasco e Foguinho O Vasco está embalando na competição. Valdir, Alex Alves e Pet madaram bem. Pet fez vários lançamentos dignos de Gérson. Marcelinho já se despede do time. Mas por enquanto, como mostra a tabela, o Vasco é o melhor carioca no Brasileirão. Coitado do Foguinho, o time de Garrincha não merece esse destino.

São Caetano e Grêmio O Azulão continua bem no Brasileirão e já encostou na tabela. Pode ser o campeão. Foi uma vitória importante lá no sul, mesmo jogando sem Triguinho, expulso. Anderson Lima está cada vez melhor e Fabrício Carvalho deve se destacar na competição.

Cruzeiro e Atlético Leão e Luxa ficam travando duelo para desfazer o trabalho um do outro e tentar crescer com os próprios méritos. A verdade é que o Cruzeiro, assim como o Santos, está meio perdido em campo. Acho que o campeão do ano passado, hoje é só uma equipe mediana, embora tenha ganho do tricolor.

Palmeiras e Coritiba Bela vitória do Palmeiras em cima do Coxa no sábado, mas fica a pergunta: essa fase continua com a venda do Vagner Love? A meu ver o verdão dispensou o seu artilheiro por muito pouco dinheiro.

Jogador da Rodada: Petcovich, mandou bem, mostrando que continua a ser um grande meio campo.

Pergunta da Rodada: Por quanto tempo o Criciuma segura a liderança?

Pergunta da Semana: Brasil ganha da Argentina?

saudações tricolores,

Ricardo Ferraz

MATANDO A "SAUDADE" DA SÉRIE B

Com um filho de apenas 2 meses não sobram muitas alternativas de diversão. Assim, hoje cedo assisti ao jogo entre América-MG e Sport, em BH, pela Série B. Embora eu pretenda jamais ver meu time nela de novo, algumas coisas na Série B são melhores que na A: os jogadores são mais aguerridos e solidários, não há estrelismos, e as torcidas são mais compreensivas e pacientes.

Além disso, acontecem coisas típicas da várzea. Ontem, por exemplo, o América vencia o jogo por 2 a 1 no sehundo tempo. A torcida local enchia o saco do Robgol, aquele, do Santos. Em particular um senhor de cabelos brancos, estrategicamente colocado atrás do gol do América, onde Robgol vinha tentando marcar sem resultado. O cara enchia o saco do Robgol, até que ele empatou o jogo com um gol de pura raça. Não deu outra: foi para trás do gol bater boca com o torcedor, mandando-o ficar quieto.

O câmera da Record chegou a dar "close" no senhor, que levou a coisa numa boa, rindo. O próprio Robgol, dando entrevistas após o jogo, falou do episódio com bom humor.

Coisas da Série B. Descobri que ver jogos da Segundona é uma boa diversão, desde que seu time não esteja nela. Por sinal, por falar em Palmeiras, o time que é considerado fraco por todos vai surpreendendo. Estamos colados nos líderes, com o segundo melhor ataque, a melhor defesa e o melhor saldo de gols. Por enquanto, uma posição digna. Torço para que isto se mantenha, pois o campeonato é muito longo.

Boa semana a todos!

Igor

quinta-feira, maio 27, 2004

SÃO CRISTÓVÃO X SANTOS

O clássico do título aí em cima pode acabar em confusão logo mais. Como combinamos, tomaremos hoje o nosso chope inaugural, marcado pro brioso São Cristóvão. Acontece que, clube modesto, o bar não conta com uma TV para espiarmos o jogo do Santos, que começa às 21h30, com transmissão do Sportv. Sugiro uma mudança estratégica para algum local onde a TV estará ligada no futebol, até para não excluirmos, arbitrariamente, nossos companheiros santistas da mesa. Do São Cristóvão, subindo a Aspicuelta e entrando à esquerda na Fidalga, há os sempre convenientes Genésio e Filial, um em frente ao outro. Em ambos a TV fica ligada no jogo.

Democraticamente, coloco a matéria em votação. Outras sugestões serão bem vindas.
Mais tarde confirmamos, nesse mesmo endereço, o local definitivo da peleja noturna.

Devo lembrá-los que acordei com sede, pois antes das 9h da manhã já estou pensando no precioso líquido e em sua espuma cremosa.

Até mais, bom dia a todos.

Ricardo

ps: daqui a pouco volto pra comentar a rodada de ontem, na qual não houve surpresas. Xis Vê e São Paulo eram mesmo favoritos.

quarta-feira, maio 26, 2004

E NO DOMINGO, SÃO-PAULINOS ?

Considerando que o time da Chaquira sejam favas contadas, vamos a algo mais picante: quais os palpites de vocês para o clássico de domingo? Valerá a máxima de que "em clássico não há favorito" (cuja versão de Vicente Matheus era "clássico é clássico e vice-versa"), ou o time do Corinthians é tão ruim que o jogo será cumprimento de tabela apenas? Façam suas apostas.

Já pensaram o que a Gaviões vai no Parque se o Corinthians tomar mais uns 4 gols no domingo? Sobrarão estações de trem e metrô de pé? Vejam a responsabilidade de vocês com a cidade, hein?

Igor

SERÁ O PORTO

Faltando 15 minutos para acabar, tá 3 a 0 para os portugas. São-paulinos ou boquenses decidirão o Mundial contra os nossos patrícios. Do atual time deles, 6 caras são da seleção portuguesa que disputará a Eurocopa. Não que isto signifique muita coisa, claro.

Igor

O MUNDO DEVE ESTAR ERRADO...

...E o Doni deve mesmo ser um grande goleiro! Afinal, não satisfeito em tê-lo levado para o Santos, agora Leão conseguiu levá-lo para o Cruzeiro! Como Leão foi um dos grandes goleiros brasileiros de todos os tempos, o tal de Doni deve mesmo ser bom, não é verdade?
Já pensaram se o Leão tivesse ido para o Corinthians? O Citadini teria tido que recontratar o Doni e devolver o Fábio Costa para o Santos...

Quanto a Monaco e Porto, não sei. Só sei que, com esta dupla de pêso, o sul-americano que ganhar a Libertadores vai ser campeão em Tóquio.

Igor

PALPITES

Quanto ao S.Caetano, não deu tempo para opinar. Eu teria apostado em uma vitória do Boca nos 90 minutos. Não é fácil tirar argentino. Menos ainda o Boca.

SPFC x time da Chaquira: o SPFC vai ganhar o jogo. Ainda não entendi como é que aquilo (Tachira) foi chegar numa quarta-de-final.

SFC x Pozos de Caldas: embora também não entenda como é que aquele "outro aquilo" chegou numa quarta-de-final, acho que o Santos vai ser eliminado. Como eu disse, acho que há algo de estranho no Reino de Luxemburgo, que não sei o que é. O vareio que os caras tomaram da gente na Vila não pode ser explicado pelo acaso ou pela expulsão do PEDREIRA.

A final deverá ser entre SPFC e Boca.

Igor

terça-feira, maio 25, 2004

CHOPE CONFIRMADO

Aos que se manifestaram e aos que se abstiveram de votar, confirmo:
por decisão da maioria, o chope inaugural do Idiotas ficou marcado pra esta quinta-feira, dia 27 de maio, às 21h no Esporte Clube e Bar São Cristóvão Futebol e Regatas, à rua Aspicuelta, 533, Vila Madelena. Todo mundo sabe onde fica, né?
nos vemos lá, pessoalmente, e aqui, virtualmente.
abraços.

A BAGUNÇA, MAIS UMA VEZ

Pois não é que o STJD suspendeu o jogo de amanhã entre Vitória x Flamengo, pela Copa do Brasil? O mesmo STJD que punira o time baiano com a perda do mando de campo.
O Vitória entrou com recurso, que foi negado. Novo recurso e um sub do sub do sub do tribunal resolveu suspender o jogo até o julgamento do mérito, na quinta-feira.
Pior que a data mais provável seria o dia 9 de junho, atrasando o calendário, bagunçando a programação dos campeonatos etc.
Esse post é mais pra sugerir a discussão do estatuto do torcedor, assunto chato, mas que poderia muito bem ajudar a melhorar muito as vidas dos arquibaldos e geraldinos.
Afinal, nosso futebol vai ter jeito algum dia?

segunda-feira, maio 24, 2004

CLICHÊS DO FUTEBOL

Acabo de ouvir na Rádio Bandeirantes a seguinte notícia: "jogadores do Corinthians assumem a responsabilidade pelo mau resultado diante do Atlético...". Pombas, sou eu que sou meio chato, ou será que alguém mais poderia ser responsabilizado pelo fiasco? Eu é que não, não é mesmo?
Tá todo mundo sumido hoje?

Igor

MEUS COMENTÁRIOS

Fico até inibido em dar as minhas opiniões, após tão boa análise do Ricardo. Como concordo com tudo o que foi escrito, vou apenas acrescentar alguns pontos:

- Palmeiras: parece que o técnico escolhido não será o "favorito" Tite, mas o Estevam Soares, da Ponte. Confesso não o conhecer bem. Apenas vi uma entrevista sua mo Arena Sportv, há algumas semanas, e ter ouvido elogios a ele feitos pelo Casagrande, ontem. Segundo o comentarista da Globo, ele seria seu escolhido para o cargo de treinador do Palmeiras, se fosse ele o presidente. No Arena Sportv, o Estevam elogiou muito um garoto que o Palmeiras estava contratando junto ao Nacional, o Kahê, de 18 anos. Isso é ótimo, pois como o Vágner está indo, talvez o menino possa ser trabalhado para sucedê-lo.

- Santos: há algo estranho lá. O time é ótimo, no papel, mas parece que ninguém está muito a fim de jogar. Será que há salários atrasados? Até hoje não entendo como o Santos arruma dinheiro para pagar salários tão altos a Robinho, Diego, Elano, Renato, e ainda trazer Deivid, Luxemburgo e Ricardinho. A folha de pagamento deles deve ser umas cinco vezes a do Palmeiras. Aliás, quero ver se o efeito Ricardinho, que se viu no SPFC, não vai se repetir lá. Até que ponto o atual elenco vai aceitar numa boa um cara que ganhe mais de 300 paus no meio deles.

- Corinthians: eles cometeram o mesmo pecado que o Palmeiras. Tal como a gente, eles não se prepararam para a saída do seu provedor de $, a Hicks Muse. Os craques se foram, ficou o bagaço, e não houve preparação da base de jogadores de casa. Outra coincidência: sairam contratando às baciadas, como o Palmeiras em 2001/2002. Um monte de gente sem valor. Deu, para nós, no que deu.

- Flamengo: acho que o principal problema é o foco na Copa do Brasil. O próprio Zinho comentou isto. Só que não dá para marcar muita bobeira, porque neste ano caem 4. Pior situação é a do Botafogo. Ali a coisa tá feia mesmo. Quanto ao Flu, tem sido o carrasco dos cariocas.

Igor

domingo, maio 23, 2004

Rodada

Que rodada hein!!! Imprevisível, deu aquilo que ninguém apostava. Preocupação com Libertadores faz os principais clubes escalarem reservas e embola liderança do Campeonato.


Comecemos pelo Palmeiras. Vindo de desclassificação, o Palestra afastou a bruxa. Bela vitória em cima dos Santos. Aliás o Pereira tem que ir para a casa. Não dá. O cara afunda o time. Sua expulsão foi determinante para a goleada palmeirense. Luxa resolveu poupar os craques, que só entraram para cumprir tabela no segundo tempo. O time da vila continua tendo o melhor elenco do Brasil, mas já tá na hora de provar que essa é uma realidade. A prova dos nove vem na quinta-feira contra Once Caldas, jogo duro para Diego, Robinho e Cia. Só uma coisa me incomoda, o Palmeiras também estava sem Pedrinho e Marcos (vá lá que é melhor ele dar um tempo), mas achava que, por isso, o Santos iria impor um pouco mais de dificuldade.

Realidade semelhante viveu o São Paulo. Jogo morno e sem graça. Com a cabeça na Libertadores Cuca poupou cinco titulares, entre eles, Luís Fabiano e Gustavo Nery. Não senti falta do Danilo, que é muito ruim!!! Mas o Cruzeiro também não tinha Alex e alacançou o tricolor na tabela, jogou no espaço de Gustavo Nery, de quem já sinto saudade. Gabriel jogou bem no meio, fez um golaço e depois sumiu. O Cuca tem que definir logo esse meio de campo. Até agora não consegue repetir uma esclação. Ponto fraco que já custou a invencibilidade no Brasileirão e pode custar a vaga na final da Libertadores. Palmas para Leão que estreou bem no Cruzeiro, com direito a reabilitar Jardel e tudo.

Bonito fez o São Caetano. Também com a cabeça na Libertadores, Murici escalou dez reservas e mesmo assim levou a vitória em cima do Vasco. É candidato ao título do Brasileirão, embora o Vasco, assim como a maioria dos times cariocas, esteja cada vez mais perto da área de rebaixamento.

Não vi o Fla-Flu, mas li que a torcida tricolor bateu a torcida rubro-negra no Maracanã. Sinal do tempos. Jogando sem Felipe, com a crise abatendo o time da Gávea, fica mesmo muito difícil vencer. Não importa o adversário. Parece que o Roger jogou muito, sem deixar saudades de Edmundo e Romário. O Fluminense subiu bastante na tabela. Continuo achando Ricardo Gomes um técnico horrível.

Para finalizar, o curintia. Que coisa rapaz, é melhor fechar o clube e começar tudo de novo. Esse Jádson infernizou a vida do time da marginal sem número. O time tem tanto problema que não dá nem para dizer por onde começar a resolvê-los. É difícil concordar com curintiano, mas acho que a coisa só se resolve mudando a diretoria.

O Criciuma é a grande supresa. Assumiu a liderança, mas não deve ir longe. Não assisti a nenhum jogo, então não dá para opinar.

Jogador da rodada: Jádson.

Time da rodada: Palmeiras.

Pergunta da rodada: O Corinthians e Flamengo correm risco de rebaixamento?

Saudaçãoes tricolores,

Ricardo Ferraz

sexta-feira, maio 21, 2004

CHOPE DE INAUGURAÇÃO

Penso que nossa paixão por futebol seria bem diferente se não houvesse a cerveja. Sugiro que marquemos um chope de inauguração do Blog, pra alguma noite na semana que vem, menos na quarta, por razões óbvias. Adesões?

O NOVO ASA DE ARAPIRACA

Pessoal, não fugi da raia. Tive uma reunião de dia inteiro e só agora posso reportar minhas impressões sobre mais uma humilhação que sofremos:
- Em primeiro lugar, o placar foi injusto: o correto seria 4 a 2 para o Santo André. Dos nossos 4 gols, um foi com a mão e o outro em impedimento.
- Tomamos simplesmente 4 gols idênticos de bola parada: cruzamento na pequena área e o atacante sobe sozinho NA PEQUENA ÁREA para cabecear. No 4o. gol, o cara que subiu na frente do Marcos tinha 1 metro e meio de altura. Alguém considera possível tomar 4 gols idênticos em um único jogo?
- Picerni foi mandado embora agora há pouco, e já foi tarde. O cara é muito ruim: não dá padrão de jogo, não tem estratégia, não une o grupo, não sabe mexer no time e não exerce liderança. Se um dia ele pintar no time de vocês, esperem por sofrimento.
- Eu gostaria de ter o Zetti no time, mas é tarde (ele foi pro Guarani há uma semana!). Parece que vão levar o Tite para lá. Acho que é a única boa opção disponível. Precisa ver se o Mustafá vai abrir o cofre.
- Lamento pela torcida: com 12 graus de frio e forte garoa, havia mais de 15.000 pessoas no estádio. Decepções assim não são esquecidas jamais.
- O Flamengo não precisa temer o Santo André: é muuuito ruim. É que o Palmeiras conseguiu a proeza de incluir mais um ASA de ARAPIRACA na lista de asas negras do clube.

Igor

Ricardinho no Santos

O meia se apresentou na equipe da Vila prometendo fazer aquilo que não faz desde que saiu do Corinthians. Ricardinho foi motivo de discórdia e desunião no São Paulo por causa do salário astronômico que recebia. Mas ainda acho que ele é um bom jogador. A questão aqui é extra-campo. Quem pediu para ser dispensado porque não tinha mais clima para continuar na equipe tricolor foi ele. Tudo bem, está liberado, mas paga a multa, né!!! Dois milhõezinhos que são do tricolor. A coisa vai ser decidida na Justiça. Mas Ricardinho não passa incólume por essa. Ele tem que jogar bem ou então corre o risco de fechar mais uma porta em sua carreira que tiha tudo para ser brilhante.

Abs,

Ricardo

quinta-feira, maio 20, 2004

PALMEIRAS ELIMINADO

Mais uma zebra do ABC. Santo André marca aos 45 do segundo tempo e jogo termina empatado em 4x4. Comoção no Parque Antártica.
A pressão vai toda pro confronto Flamengo x Vitória, de onde deve sair o campeão.
Se bem que, depois dos resultados do Xis Vê de Campo Bom, convém deixar as barbas de molho.

BRASIL x FRANÇA

Acabou o jogo e não aguentei de vontade de escrever no Blog. Essa coisa te pega rapaz!!! Desse jeito não trabalho mais.

Não gostei da atuação da seleção brasileira. Embora tenha talentos individuais de sobra, até em maior número do que a equipe francesa, o esquema tático de Parreira é previsível demais. Deixar o Ronaldo como única opção na frente é telegrafar todas as jogadas. Aliás ele está cada vez mais gordo e fora de ritimo. Gostaria de ver Luís Fabiano jogando ao lado dele, mas não sei o que daria para fazer com o meio de campo para não tomar tanto contra ataque. Aceito sugestões. Apesar do jogo ter sido equilibradíssimo, daria meio pontinho a mais para a França por ter criado oportunidades mais perigosas de gol, não concretizadas somente porque o Henry também não estava em tarde inspirada. E como joga o Zidane hein??? Isso porque tá machucado. Se bem que na minha opinião melhor do jogo, foi Ronaldinho Gaúcho. Justifica cada centavo dos cem milhões de Euros que o Abramovich está oferecendo por ele.

Vamos à seleção:

Dida: Fez Algumas defesas importantes, mas não teve MUITO trabalho.

Cafu: Jogou bem o primeiro tempo.

Luizão: Surpreendeu.

Cris: Lamentável, não merece nem ser convocado. Não sei porque não dão uma chance ao Dininho (S.Caetano).

Roberto Carlos: Bem como sempre, ainda meteu uma bola na trave.

Zé Roberto: Não rende a mesma coisa na seleção, do que rende na Alemanha (qual é o clube mesmo?)

Edmilson: Está cada vez melhor no meio.

Edu: como primeiro volante cumpriu a função.

Juninho Pernambucano:
Gostei, para mim deveria ser titular.

Ronaldinho Gaúcho: Melhor em campo, grande fase.

Kaka: Foi bem, mas ainda precisa se entrosar melhor com os Ronaldos.

Alex: Não entendo como pode jogar tanto no Cruzeiro e Não fazer muita coisa na seleção.

Júlio Batista: Entrou bem mas jogou pouco tempo.

É isso aí,


e que venga los argentinos!!!

Ricardo Ferraz

SERÁ MESMO, GABRIEL ?

Não sei com base em que você afirma ser o Flamengo imbatível em finais. Com um time prá lá de medíocre, nós ganhamos a final da Copa dos Campeões 2000 deles em pleno Nordeste, onde 90% do estádio era rubro-negro, lembra-se? O Palmeiras estava destroçado após a perda da final contra o Boca, em 2000, e acabara de perder o Scolari para o Cruzeiro. Foi dirigido interinamente pelo Murtosa! Em outra ocasião, nós os tiramos da final da Mercosul, de 2000 ou 2001, não sei.
Além do mais, a campanha do Flamengo no Brasileiro não me parece adequada para dizer que ele se equipara a alguém.
Se a final for esta, não creio que haja favorito. Acho que passamos pelo Santo André, que é horrível. Mas não tenho certeza quanto ao XV de Novembro. Historicamente o Palmeiras se complica com times pequenos: Inter de Limeira, Bragantino, ASA de Arapiraca, Ceará e outras tranqueiras já atravessaram o nosso caminho. Além do mais, nosso técnico é medíocre.
Igor

Balanço da Rodada

Sem falsa modéstia até que eu estreei com um prognóstico razoável. Acertei dois tentos do São Paulo, sem prever o gol de goleiro, que desculpem-me é impossível. Se bem que o Rogério (melhor do Brasil na atualidade)tenha se tornado um quase centro avante na equipe tricolor. O que interessa é que o São Paulo jogou bem. Confirmou o seu favoritismo e praticamente carimbou o a passagem para a semi-final da Libertadores. O Tachira é uma equipe muito limitada, que estaria contente com um zero a zero merreca. Com exceção de dois lances - um no início, outro no fim do jogo - não assustou a equipe tricolor. Só não consigo entender a opção de Cuca por Danilo no meio campo. O cara é ruim demais. Souza ou Velber cairiam melhor no time. Marquinhos (que a torcida já chama de paquita) também deveria ficar no banco. Já penso no próximo adversário, que deve ser o Santos apesar da desastrosa apresentação de ontem. Que lambança do Pereira meu Deus!!! Indiscutivelmente, como já anotou o Gabriel, o time da Vila é melhor que o do São Páulo e é franco favorito. Mas acho que o esquadrão de ouro de Luxemburgo tem um problema que lembra o São Paulo do ano passado: um excelente time no papel que transfere os problemas extra-campo para o jogo. Sou mais o São Paulo capenga e unido do que o tricolor estrelado que briga em campo. Luxemburgo é um técnico capaz de desfazer essas picuinhas, mas resta saber se ele terá tempo suficiente para isso. Parece que todos na Vila, dos torcedores à diretoria, estão mais preocupados com o desmanche que se aproxima do que com a Libertadores.

Garfaram o Curintia ontem!!! Há que se admitir que o time do Osvaldo provou o mesmo veneno que desclassificou o Fortaleza na etapa anterior da Copa do Brasil. E o retrato da, cada vez mais longa, crise corintiana é a cara de desespero do Rincon - com aqueles olhos esbugalhados quase saltando do rosto.

Flamengo não vence mas continua na disputa. Nada mais apropriado para a atual fase do rubro negro carioca.

E o Quinze de Campo Bom hein??? Acho que é candidato ao título. Zebra com cara de Brasiliense, só que para esse dá para torcer porque não tem nada a ver com o Luís Estevão.

Saudações Tricolores,

Ricardo Ferraz

RUMO AO SAN-SÃO - TÉCNICA VERSUS GARRA

POST DO GABRIEL, QUE ESTÁ SEM INTERNET E PEDIU PRA EU POSTAR PRA ELE.


Fala, galera!!!
Ontem tivemos a primeira prévia do San-São. O Santos, melhor time da Libertadores, a única equipe brasileira com quatro craques que poderiam jogar na Europa -- Diego, Robinho, Renato e Elano --, poderia ter massacrado o Once Caldas. Deu-se ao luxo de perder gol atrás de gol -- com a displiscência de que só os craques são capazes. O Once Caldas era aquilo que se esperava, aquelas ridículas equipes colombianas que tocam para lá, tocam para cá e não chutam em gol. Como disse o Roberto Assef, o Santos joga melhor fora do que em casa. Ganhou três das quatro partidas como visitante na Libertadores. Deve detonar o Pozos de Caldas no jogo de volta na Colômbia. O jogo do São Paulo foi parecido no sentido de que um time se defendeu e outro atacou. A diferença é que o São Paulo deu mais sorte. Rogério, sempre ele, fez o primeiro gol no momento certo e abriu a porteira. O time do São Paulo não chega aos pés do Santos. Tirando Rogério e Luís Fabiano, parece o Goiás do ano passado, de quem inclusive herdou muitos jogadores. Diferencia-se do Santos porque é um time de garra e de massa. Tem a maior média de público da história das Libertadores e não é por acaso. Ganha no grito do povão e no sacrifício dos jogadores, simbolizado pela camisa molhada de sangue de Rodrigo no primeiro tempo. Sintomático, como diria Mílton Neves, é o fato de que a Vila não encheu. O inevitável San-São de daqui a duas semanas será, assim, a briga entre a técnica e a frieza do Santos, o Real Madrid brasileiro, e a garra do modesto time tricolor. Quem vencerá? Certamente será um jogo imperdível.

Abraços,
P.S.: Parabéns ao Flamengo or ontem. Como já disse aqui, vai ganhar a Copa do Brasil na final com o Palmeiras. Cobrem-me depois. Os palmeirenses que me perdoem, mas o rubro-negro é imbatível em finais, a não ser quando há um grande desnível como na Copa do Brasil do ano passado. Palmeiras e Flamengo se equivalem -- então dá Flamengo

quarta-feira, maio 19, 2004

ZICO

Vendo a foto do Zico, me lembrei de uma época (década de 80)em que um poster do mágico time do Flamengo ficava ao lado de um do Palmeiras, na parede do meu quarto. Meu pai quase morria ao ver aquilo, achou que eu viraria flamenguista.
Certa vez, no Campeonato Brasileiro de 83, fui ao Morumbi numa quarta-feira à noite, ver Palmeiras e Flamengo. Era um jogo comum, nada de decisão. Mas o Flamengo tinha aquele esquadrão e o Palmeiras tinha Batista, Enéias, Jorginho e outros. Vencemos por 3 a 1, de virada. Mas o mais incrível foi o público: "apenas" 82.000 pessoas, numa quarta à noite em meio de campeonato.
Que saudade!

Igor

Pedindo proteção divina





só pra dar uma força pra molecada logo mais no maraca.
desculpa, galera, mas não resisti. temos que apelar pros Deuses em momentos como esses.

Vice da Copa do Brasil pode ganhar vaga na Libertadores 2005

Li há pouco no blog da Flamengo-NET que o regulamento da Conmebol prevê que os times que disputam a Libertadores têm necessariamente de participar da primeira divisão em seu país. Portanto, se o Palmeiras fracassar antes da final, o futuro adversário de Sto. André, XV de Novembro ou Palmas na finalíssima (que pode ser Flamengo, Grêmio, Corinthians ou Vitória) estaria automaticamente classificado pro torneio continental. Nem precisaria levantar a taça.
Isso se o regulamento da Libertadores for repetido pro ano que vem.
Como torço pro Flamengo chegar lá e ganhar o título, nem vou arriscar dizer que lá vem mais uma cagada no futebol brasileiro.

O Craque do Time II

O que foi escrito pelo Gabriel tem meu total apoio. O jogador virou um cigano, um nômade. Quando uma criança começa a ver um ídolo em um jogador ele puxa o carro e vai embora. Vejam os casos do Luis Fabiano e até do Vagner Love, que tem apenas 19 anos. Como disse outro dia ao Gabriel, jogadores como Marcos e Rogério Ceni, que amam seus clubes e criam vínculos com suas torcidas, estão em extinção. É uma pena.
Igor

A cara do blog

Galera, peço ajuda para saber se a cara do blog satisfaz a todos e quero sugestões para o pequeno texto de apresentação que vai logo abaixo do título Idiotas da Objetividade.
Acho que a cor laranja é perfeita, pois é neutra, como todos os nossos comentários.

Vicente Matheus Espanhol

Copiei (ctrl-C ctr-V) a mensagem do Roberto, um santista (mais um) que trabalha comigo aqui na TV Cultura, ex-editor de esportes da casa e da Gazeta, entre outros. Quem conhece, conhece!!!


Morreu o mais folclórico personagem do futebol espanhol. Jesus Gil y Gil, presidente do Atlético Madrid, prefeito de Marbella, construtor de obras caídas, recordista em troca de técnicos, agressor de jornalistas, e inspirador de personagem cinematográfico. Num corpo de Bolinha (o Edson Cury), tinha rompantes de Newton Cruz (quando agrediu um jornalista), de Maluf (acusado de improbidade administrativa), de Beto Zini (elogiava apaixonadamente os técnicos quando os contratava, para execrá-los completamente quando os demitia, casos do colombiano Maturana e do brasileiro Jair Pereira), de Sérgio Naya (construtor, teve que gastar uma nota para provar que a morte de um operário numa de suas obras que caíram não foi resultado de falta de segurança), de Vicente Mateus(já que suas frases eram ainda mais estranhas do que as do corinthiano). Figura tão discutida, só tinha uma unanimidade: era um apaixonado pelo Atlético Madrid. Chorava como uma criança nas vitórias (raras) e ia à taquicardia nas derrotas. Tão louco em sua figura, que o espanhol Santiago Segura fez dois filmes em que a parte escrota virou personagem: Torrente, el brazo tonto de la ley e Torrente em Marbella...
Era uma anta, mas ao menos autêntica num mundo do futebol cada vez mais envernizado com pseudos profissionais...


Roberto Chaves

Desafio Tricolor

A torcida e a própria direção do clube já deixaram claro: a prioridade do São Paulo é a Libertadores. Nada mais acertado depois de ter ficado por dez anos distante do maior campeonato da América Latina. O São Paulo, que se viu no fim de semana arrancando um empate que acabou tendo gosto de derrota contra o Paraná, dificilmente será o mesmo hoje contra o Deportivo Tachira. Cuca e Cia esperam que o time renda o máximo que possa contra a equipe venezuelana. Jogam contra a inexperiência, o nervosismo e ansiedade de garantir a clasificação já no jogo de ida. No entanto, a última partida da Libertadores, contra o Rosário Central, demonstrou que o time tem garra e está unido em torno do objetivo final: o título. Espera-se que hoje a equipe tenha superado os traumas dos jogos decisivos (sim, é difícil admitir, mas eles existem) e faça uma partida um pouco menos arriscada. Palpite de hoje: 2 a zero, gols de Luís Fabuloso e Gustavo Nery. De qualquer forma, esse humilde correspondente, recém contratado pelo Idiotas da Objetividade, estará logo mais no Morumbi e volta amanhã para comentários da partida. Até lá!

Saudações tricolores,

Ricardo Ferraz

O EURICO MIRANDA SANTISTA

ESSE POST É DO GABRIEL, QUE MANDOU COMO COMMENT. ACHO QUE AGORA ELE JÁ APRENDEU A POSTAR NOVOS ASSUNTOS. TROUXE PRA CAPA PORQUE ACHEI O TEMA BEM RELEVANTE.

Na verdade este era para ser um novo assunto, mas não sei postar no blog, apenas comentar posts já feitos. Conversando ontem com o Silvio Mieli (que deve entrar aqui), atentamos para a possibilidade de um efeito Eurico Miranda no Santos. O time da Vila contratou o técnico mais odiado do Brasil, um sujeito asqueroso, escroto, insuportável, Vanderlei Luxemburgo. Isso vai tornar o Santos um time antipático, da mesma maneira que ocorreu com o Vasco da Gama. O Vasco tem a mais bela história entre os clubes brasileiros, é o primeiro a aceitar negros, é o primeiro a se consagrar internacionalmente (no tempo do Expresso da Vitoria), mesmo assim hoje o Vasco é antipatizado por ser o time do Eurico. Eu mesmo sou simpático ao Vasco mas não consigo torcer pelo time aqui no Rio. Acho que o mesmo pode acontecer com o Santos, que contratou Vanderlei, o Eurico Miranda dos técnicos. Também é um time simpático, tem tradição, foi bi mundial, mas agora vai passar a ser o clube que todos odeiam -- assim como o Vasco no Rio. Será? Mandem suas opiniões Saludos tricolores
# posted by joaogabrieldelima : 11:25 AM

Um Luxa só

Não estivesse passando por ressaca pós-seleção, apostaria em uma goleada do Santos hoje. Mas como o Renato está muito mal, o time cai muito de qualidade.

Outro problema é a boa marcação do Once Caldas pela direita, o que vai dificultar a vida do Robinho e do Léo. De qualquer forma, acredito que o que fará a diferença hoje será a inversão de lados do Robinho com o Diego. Aposto que o Robinho vai aparecer mais pela direita, hoje, abrindo espaço para as entradas do Elano, que vai jogar melhor hoje. Ou melhor, vai voltar a jogar hoje, apesar do cabelinho de pop star argentino.

Como ele estava muito metido a besta, ontem e anteontem o Luxemburgo o colocou para pagar flexões de braço na frente de todos os jogadores quando errava. O Elano ficou um tanto envergonhado, mas acredito que assim voltará a ser mais humilde um pouco. Estava precisando.

Peixe 3 a 0, com gols de Elano, Deivid e Diego, na ordem.

Tem dia que eu gostaria de morar em Santos...

O São Paulo terá outro tipo de problema. O empate do final de semana foi visto pelos jogadores do Deportivo. Se tinham medo, acabou. Estou achando que vai dar empate, apesar de o Gabriel achar que não dá para nenhum dos dois paulistas caírem nas quartas.

É sempre esse o problema do São Paulo. Acha que não dá para perder. E dá...
E O JOGO É ÀS 19H30, HEIN!

Não dá para saber o que vai acontecer no Rio. Os times do Flamengo e do Grêmio são muito instáveis.


Quanto ao Corinthians... A surpresa do Oswaldo de Oliveira depois da vitória sobre os baianos no primeiro jogo fala mais a respeito do time do que qualquer outra coisa: "Espero que o time volte a jogar desta forma no jogo de volta", disse após a partida com cara de que não estava acreditando no que tinha acontecido.

O mais curioso é que a Globo vai mostrar...

terça-feira, maio 18, 2004

Apresentação

Bem amigos da Rede Blog,

Estamos aqui, diretamente do espaço virtual para iniciar a transmissão do que promete ser o debate mais inteligente, instigante e rrrrrrrrrrevolucionário sobre futebol na Internet brasileira. A participação de todas as torcidas é fundamental. Bons assuntos a todos.

Ricardo Amorim