quarta-feira, junho 30, 2004

OLHA O FELIPÃO AÍ, GENTE !!!

Os holandeses ficaram também. Portugal chega à final pela primeira vez na história. A última seleção de tradição e nome caiu hoje à tarde.

Meu palpite: Portugal vai ser campeão da Eurocopa. Será sofrido, como a final do Palmeiras contra o Deportivo Cali em 99, mas vai.

Valeu Felipão!!!

Igor


E hoje, galera. Coracao ta a mil, esperando o ingresso que o cambista ficou de arrumar com agio de 150%. Vale tudo pelo Mengao. Com a bencao dos deuses do futebol seremos hoje, nem que seja apenas por uma noite, a maior torcida mais feliz do mundo. MEEEEEEEEEEEEENGOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

segunda-feira, junho 28, 2004

VERDÃO: NADA MAL !!!

Para um time que era considerado pelos adversários paulistas como candidato a novo rebaixamento neste ano, time de Série B etc, até que nós vamos muito bem, obrigado. Nos 3 grandes clássicos regionais, 100% de aproveitamento, com 10 gols marcados e apenas 1 sofrido, incluindo até goleada sobre o Santos de Luxemburgo na Vila Belmiro.

Ontem, a minha surpresa foi o Vágner. Quando soube que a diretoria havia imposto a sua escalação, achei que o Palmeiras jogaria com 10. Achei que ele não se esforçaria, que tiraria o pé de divididas etc. Pois ocorreu o contrário. Ele não só marcou os 2 gols, como sofreu ainda 2 pênaltis que o parcialíssimo árbitro preferiu ignorar, mesmo estando a 2 metros dos lances.

Do outro lado, acho que Luis Fabiano e Rogério Ceni estão mesmo num inferno astral daqueles. O primeiro perdeu até o pênalti inventado pelo árbitro - que aliás nem a mãe do Grafite marcaria. Já o segundo, falhou feio no nosso segundo gol. Conforme eu escrevi aqui na semana passada, a Organizada do SPFC foi mesmo de amarelo. Isto causou a ira do Flávio Prado, que disse que o real motivo do protesto não foi a eliminação do time da Libertadores, mas, sim, o fato de não terem conseguido da diretoria passagens de graça para ver o jogo na Colômbia. Os são-paulinos do blog podem opinar a respeito.

Seja como for, fica claro que o campeonato é extremamente equilibrado, e acho que vai ficar assim até o fim.

Igor

sábado, junho 26, 2004

OS NÚMEROS DO ABSURDO

450. Este é o número de policiais militares que farão o policiamento do clássico de amanhã, entre Palmeiras e São Paulo! Conforme a própria PM afirma, o clássico terá "esquema de final". Isto porque estamos apenas no início do campeonato e a partida pouco significará.

Fiz umas contas rápidas: são 450 homens. Como normalmente as viaturas da PM levam 2 homens em rondas, este contingente significaria 225 carros equipados com duplas de PM's. Assumindo que cada viatura possa circular pelas ruas cobrindo uma área de apenas 1 km quadrado (certamente é muito mais do que isto), colocar 450 homens para cobrir o clássico significa dizer que que a cidade de SP deixará de ter em boa parte do domingo o patrulhamento em 225 km quadrados de área. Ou seja, a sociedade, que paga impostos aos baldes e ainda assim carece de segurança, terá ainda menos segurança simplesmente porque em um estádio de futebol vão se encontrar algumas dezenas de imbecis que não saem de casa para se divertir, mas para arrumar confusão.

Se eu, que amo meu clube e amo futebol, fico puto, imagino as muitas pessoas que não ligam a mínima para o esporte, e que ainda sofrem com falta de policiais nas suas ruas, nas escolas, nos parques etc. Desculpem, mas isto é um absurdo. Simplesmente não dá para aceitar que isto continue assim. É por essas e por outras que acho que a solução encontrada na Argentina deva ser implementada aqui também.

Igor

sexta-feira, junho 25, 2004

OUTRO FAVORITO FORA

E a Eurocopa vai mostrando que o futebol está mesmo sendo nivelado. Alguns dizem que por baixo, e concordo. Agora foi a vez da Grécia mandar a França passear. Das grandes seleções em termos de tradição, agora só resta a Holanda.

Igor

CD DE HINOS

Não sei se todos estão sabendo, mas a revista Placar lançou recentemente um CD com os hinos de 16 clubes brasileiros. A novidade é que os mesmos são interpretados por músicos da MPB ou rock nacional. Eis abaixo a relação de hinos e os respectivos intérpretes:

1- CRUZEIRO
por Samuel Rosa (Skank)

2- VASCO
por Paulinho da Viola e Los Hermanos

3- PALMEIRAS
por Branco Mello (Titãs), Simoninha e Igor Cavalera (Sepultura)

4- BOTAFOGO
por Zeca Pagodinho

5- BAHIA
por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia

6- ATLÉTICO-MG
por Tianastácia e Rogério Flausino (Jota Quest)

7- SÃO PAULO
por Dinho Ouro Preto (Capital Inicial) e Ira!

8- VITÓRIA
por Daniela Mercury

9- FLAMENGO
por Herbert Vianna e Gabriel O Pensador

10- CORINTHIANS
por Negra Li, Paula Lima, Rappin Hood e Xis

11- FLUMINENSE
por Paulo Ricardo

12- INTERNACIONAL
Comunidade Ninjitsu e Acústicos e Valvulados

13- SANTOS
por Arnaldo Antunes

14- GRÊMIO
por Chimarruts e Borguetinho

15- FORTALEZA
por Fágner

16- GOIÁS
por Zezé di Camargo

O BICHO TÁ PEGANDO NO SPFC...

Anteontem vi no JT uma notícia que mostra o quanto o ambiente está legal pelos lados do SPFC: segundo o jornal, enquanto Rogério Ceni e Cuca passaram a noite em claro, após a eliminação pelo Once Caldas, o restante do elenco não só dormiu muito bem como foi às compras na manhã seguinte!
Se isto é verdade (particulamente acho normalíssimo em termos de Brasil), mostra o quanto o elenco respeita e valoriza a camisa que veste e a torcida que o apóia.
Ouvi comentários de que a Independente vai ao Pacaembu com camisas amarelas, no domingo, como forma de protesto. É verdade, são-paulinos?

Igor

quinta-feira, junho 24, 2004

BYE, BYE BONECAS !!!!

É, pessoal. Mais uma previsão do Gabriel não se concretizou, e as bonecas inglesas estão FORA !!! Vocês viram a cobrança de pênalti do enganador do Beckham, a Xuxa britânica? Se não viram, não percam. Foi surreal. Acreditem, é imperdível. Isso porque dizem que ele bate muito bem na bola.
Virada Felipônica !!! E que estrela, hein? Tirou o tal de Figo no segundo tempo e o cara que entrou fez o gol de empate aos 37 minutos!
Hey, Beckham... Bom, deixa prá lá.

Igor

AH, AS PREVISÕES DO GABRIEL...

John

Ainda bem que você não aposta pesado em bolões, né? Não acerta uma, cacilda! San-São fácil na semi-final da Libertadores, depois São Paulo favoritíssimo contra o Pozos de Caldas, Flamengo ganhando fácil do Santo André, que mais?
Por favor, diga que o São Paulo vai golear o meu Palmeiras domingo...
Abraço

Igor

CUIDADO, FLAMENGO !!!

Os menos avisados já começaram a comemorar o bi da Copa do Brasil e a segunda coroa do ano. Afinal, 0 a 0 e 1 a 1 servem para o rubro-negro. Cabe, porém, um alerta: nas quartas-de-final, o Palmeiras empatou em 3 a 3 o primeiro jogo na casa dos caras. Até 2 a 2 nos servia em casa. Pois conseguimos empatar em 4 a 4 depois de estar ganhando por 4 a 2. O time dos caras é um fenômeno da natureza. Nem o padre Quevedo seria capaz de explicar o que faz um time horrível que está lá embaixo na Série B chegar à final da Copa do Brasil. Sobrenatural.
Cuidado...

Igor

EUROCOPA

Felizmente a Alemanha caiu. Um futebol medonho a menos!
Quanto à Itália, foi vítima de uma marmelada nórdica...Foi óbvio que as vizinhas Suécia e Dinamarca armaram o resultado. Mas não há do que reclamar. Afinal, a Azzurra não teve competência para vencê-las no campo. Fora Trapaglioni !
Inglaterra, John? Nem pensar. Continuo dizendo que o futebol não existe naquela ilha. Eles apenas pensam que jogam bola. Quando um enganador travestido de Xuxa é considerado craque de bola é porque qualquer aleijado pode jogar lá. Vou torcer por Portugal feito louco hoje!
Portugal que também não arranca suspiros. Mas isto já era esperado. Trata-se de um time de Felipão, como foram Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e seleção brasileira. Foi apenas em Minas que ele não ganhou uma copa. Só no Palmeiras foram 3: do Brasil, Libertadores e Mercosul. Acho que tem chance de vencer a Eurocopa.
O maior adversário deve ser a República Tcheca, na minha opinião.

Igor

quarta-feira, junho 23, 2004

ALEMANHA FORA

Rep Tcheca 2 x 1 Alemanha. Holanda 3 x 0 Letônia.
Espero que as previsões erradas do Ricardo Ferraz continuem nesta quarta-feira.
Amanhã tem Portugal x Inglaterra. Sou mais o time do Felipão.
Quem arrisca?

DIA DA ONÇA BEBER ÁGUA...

Caro Amorin, digno representante rubro-negro do blog. Qual seu palpite para hoje? Continuo achando que o Flamengo será campeão, nos 180 minutos. Mas, hoje, eu cravaria um triplo na loteria esportiva. Será um bom jogo para ver, sem passar nervoso, só curtindo!

Igor

terça-feira, junho 22, 2004


A festa da Su�cia...

ITÁLIA ELIMINADA. E AMANHÃ QUEM SAI?

Os italianos fizeram sua parte, mas no outro jogo a Suécia empatou aos 44 do segundo tempo e o 2x2 com a Dinamarca foi o suficiente pra classificar ambos os escandinavos. Marmelada? Os italianos certamente dirão que sim.
Espanha fora, Itália fora. E amanhã? Quem fica pelo caminho? Holanda ou Alemanha?
Façam suas apostas.

segunda-feira, junho 21, 2004

PLANO MARSHALL III

Na onda dos devaneios do Gabriel e das idéias mirabolantes do Lula, arrisco dizer que a CBF deveria encabeçar uma iniciativa junto à FIFA e a UEFA para criar um Plano Marshall para o futebol do resto do mundo... Quem sabe assim nós conseguíssemos deixar de perder um cara como o Vágner Love para equipes como o CSKA, o que acham?

Perder um Kaká para um Milan é uma coisa. Perder o Edmilson para o Japão e o Vágner para o CSKA em menos de 6 meses, meus amigos, é o loló da ema!!!

Igor

domingo, junho 20, 2004

VIVA PORTUGAL !!!

Apesar do meu desencanto com o futebol europeu e com a Eurocopa, torci muito para o time da "terrinha", hoje. E que golaço fez o português, hein? Tomara peguem agora a Inglaterra na próxima fase e mandem os caras de volta para a ilha deles a nado...

Igor

O PARADOXO DO FUTEBOL MODERNO

O futebol atual, para mim, vive um incrível paradoxo: jogadores ganham cada vez mais e jogam cada vez menos.

Ontem, assisti ao jogo entre Alemanha e Letônia: medonho. Os alemães, que são os atuais vice-campeões mundiais e candidatos naturais ao título de 2006 por jogarem em casa, parecem um time de robôs sem lubrificante nas engrenagens. Incrível, mas tenho a impressão de que se algum deles tentar um drible mais ousado ou uma jogada de habilidade poderá fraturar a coluna ou deslocar a bacia... é um futebol mecânico, bruto, duro e sem um pingo de criatividade ou talento.

As demais seleções não são muito diferentes. A Inglaterra não existe (o tal de Beckham é ridículo), a Itália é uma decepção, a Holanda outra, e Portugal e Espanha são "café com leite", como se dizia quando criança. Até a França, de quem se esperava tanto, está medíocre. Pena, porque a Eurocopa é uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina. Nota dez na organização, nas transmissões, nos estádios e na presença de público. Nota 3 a 4, no máximo, no futebol.

E o Brasil? Caminha para o mesmo destino. Com o êxodo cada vez mais precoce dos nossos jogadores, vamos vendo aniquilado o talento ímpar do brasileiro, que não existe em outro canto do mundo. Os caras vão novos para a Europa e se acostumam rapidamente ao futebol de resultados. É por isso que têm destaque nos seus clubes mas, quando vestem a camisa da seleção, são um fiasco e decepcionam.

Por outro lado, se o futebol mundial agoniza, as contas bancárias dos jogadores vão às mil maravilhas. A mídia e os patrocinadores se incumbem de transformá-los em superstars, garotos-propaganda de materiais esportivos, celulares, carros e tudo mais. Aqueles que têm a sorte de ter um rosto que atraia as mulheres então, estão feitos. O futebol é secundário. O negócio é aparecer e virar celebridade das revistas, mas não as de FUTebol, refiro-me às de FUTilidades.

Coisas do futebol moderno. Imagino o que deve passar pelas cabeças de caras como Pelé e Gérson, sómpara citar alguns, que ainda estão vivos e lúcidos para ver e avaliar o futebol destes caras!

Igor

sexta-feira, junho 18, 2004

ASSALTARAM A CROÁCIA

Meteram a mão (literalmente) na Croácia. O segundo gol da França que levou ao empate foi um escândalo. A bola bateu claramente na mão do francês, que acabou levando vantagem clara por causa disso. Mesmo assim, os croatas ainda têm chance de passar para a próxima fase. Basta vencer o time do enganador-mór Beckham. Vou torcer para isto.

Igor

RIVER x BOCA : FANTÁSTICO !!!

Ao contrário da esmagadora maioria dos brasileiros, não tenho antipatia alguma pelo futebol argentino. Ao contrário, admiro e invejo a raça e o amor à camisa dos caras. Nem mesmo do Boca, que nos tirou o sonho do Bi por 2 anos seguidos, eu consigo ter raiva. Tinha dúvida ainda sobre com qual dos 2 grandes eu simpatizo mais, e descobri ontem: torci pelo River, time do qual tenho uma camisa desde que eliminou o Corinthians, diga-se de passagem...

Para quem perdeu o jogão de ontem, aqui vai um resumo:

O River precisava vencer. O jogo foi no Monumental, com 100% da torcida pró-River. Jogo disputado, catimbado, o River fez 1 a 0 no comecinho do 2o. tempo. Ocorreram expulsões de ambos os lados. Aos 42 do segundo tempo, quando o River tinha 9 em campo contra 10 do Boca, Tevez empatou o jogo e calou o estádio. Teve a infeliz idéia de provocar a torcida adversária, imitando uma galinha com os braços (os torcedores do River são chamados de "gallinas" pelos adversários). O juiz não teve dúvidas: expulsou o cara de campo, mostrando-lhe os gestos anti-desportivos de provocação (lembram-se do papo de outro dia? Eis aí um exemplo a ser seguido!).

Tudo parecia perdido. Os minutos seguintes foram de um verdadeiro "futebol society", 9 contra 9, sem esquema tático, só correria e pura raça! Aos 49, o River desempatou e levou para os pênaltis. O espetáculo no Monumental, pintado de vermelho e branco, foi de arrepiar. Só que, nos pênaltis... Boca 5 a 4! O River desperdiçou a última cobrança, o único em que o jogador tentou colocar a bola ao invés de encher o pé, no melhor estilo argentino. Já o Boca seguiu à risca a receita que raramente falha: uma puta porrada, onde quer que seja. É bom lembrar que o Rosário perdeu justamente as duas cobranças em que tentaram colocar a bola no canto.

Foi um jogão. E o grande Boca de Bianchi mostra que Libertadores não se ganha na véspera, com shows de vaidade, bandeiras no gramado ou blá, blá, blá. É mil porcento raça. É simplesmente a quarta final de Libertadores em 5 anos. É por isso que os argentinos têm 20 conquistas na competição e vão para a 21a. Lá, sim, existe raça.

Igor

quinta-feira, junho 17, 2004

Salve o Tricolor Paulista

Caros,

Escevo de ressaca moral, portando me perdoem o rancor. Perdemos a Libertadores mais ganha de toda a história. Nem contra o Velez a parada estava tão fácil. Pegamos um timeco da Colômbia e íamos decidir com os decadentes argentinos. Acreditem, eu vi Boca e River e os dois são uma bosta. O São Paulo jogou mal, o time é limitado, não tem meio de campo, mas o Once é outra bosta. Não cria, não tem talento, tradição, técnica, qualquer outra coisa. Ficamos mais tempo om a bola no pé. Os dois gols aconteceram por cagada nossa. Em nenhuma partida da Libertadores jogamos tão mal. Eu vi todos os jogos, fui a todos os jogos no estádio e nem contra o Rosário o São Paulo foi tão mal. A defesa que havia se encontrado, simplesmnte não existiu. Perdemos para nós mesmos. Mas não foi pipoca, o time lutou até o fim, foi ruindade mesmo. Isso posto vamos aos comentários do Blog:

Luís Fabiano não tem culpa, a bola simplesmente não chegou nele. Não recebeu uma jogada limpa para finalizar. Repetindo a cantilena já apontada há muito FALTA MEIO DE CAMPO.

Gustavo Nery não finalizou bem no ultimo lance, mas foi um guerreiro incansável em toda a campanha. Vai fazer falta no tricolor.

O time também não pipocou, lutou o tempo todo, mas foi grosso.

Para finalizar, o Algudello estava sim impedido. O bandeirinha errou. Vai lá que o lance é difícil, mas o auxiliar estava mal posicionado e, aos 45 minutos do segundo tempo, na dúvida, tinha que dar impedimento. O Juíz também não deu uma falta perigosíssima no mesmo lance em que Gustavo Nery perdeu o gol e deu um cartão amarelo absurdo para o Luís Fabiano.

Nada disso altera o resultado, mas ajuda a conformar a torcida tricolor.

Ano que vem tem mais, mas depois de ontem, chegar lá vai ser mais difícil. Continuo a acreditar em Cuca.


Ricardo Ferraz

Só uma última pergunta: A Globo vai transmitir a final ou vai fingir que o Campeonato acabou????

EUROCOPA

Mudando um pouco de ares e indo para o além-mar, o que dizer da Eurocopa? Confesso estar surpreso com os belíssimos estádios e gramados. Como faz bem fazer parte de uma UE, não é verdade?

O lado triste é a baderna dos hooligans nos bares e nas ruas portuguesas. Incrível. Parece que todo o desvio de caráter destes caras fica represado por não poderem botá-lo para fora no seu país, e acabam barbarizando nos países vizinhos.

Teremos belos jogos pela frente neste final de semana. Não quero perder Portugal x Espanha. Vai ser um jogão!

Igor


Mais uma final.

SURPRESA

Como eu havia dito ao Gabriel há algumas semanas, eu considerava o SPFC favorito ao título, após a épica disputa por pênaltis contra o Rosario Central. Na época, eu disse a ele que aquilo para mim havia sido sintomático. O time parecia predestinado ao tri, pois tinha a mesma alma daquele time de Telê que foi bi-campeão.

Após mais um fracasso, eis aqui a minha análise dos "culpados" pelo desastre de Manisalez:

- Em primeiro lugar, a diretoria. Vinha fazendo tudo certo até montar aquela palhaçada da bandeira do Japão antes do primeiro jogo. Quanta burrice! Aquilo só serviu para encher os colombianos de gana pela vitória. Lembrou-me a inestimável ajuda que Viola nos deu em 93, ao imitar o porco após o primeiro jogo da final contra o Corinthians. Luxemburgo pendurou fotos da imitação por todo o clube, para que os jogadores as vissem a todo momento. Fomos campeões e saímos da fila. O técnico do Once Caldas deve ter feito o mesmo com a tal bandeira.

- Luis Fabiano: esqueceram o cara aqui em SP, ele não foi para a Colômbia. No melhor estilo Roberto Avallone, pergunto: estaria Luis Fabiano já com a cabeça no Porto, interrrrrrogação?

- Gustavo Nery: o gol que ele perdeu no final do jogo não se perde. Ficou cara a cara com o goleiro e, ao invés de chutar, tentou dar uma de craque - coisa que não chega nem perto - driblar o goleiro e fazer um gol de placa.

- Imprensa: muito oba-oba fora de hora. Como se diz, somente peru morre na véspera. Mas a imprensa paulista já dava como favas contadas a passagem para a final e até a disputa em Tóquio contra o Porto. Era Luis Fabuloso para cá, Fabi-Gol para lá... Chegaram a dizer que o cara, se fosse para o Porto, enfrentaria seu ex-clube em Tóquio!Ridículo.

- Vitória contra o Tachira: o atropelo em cima do patético time venezuelano foi encarado como algo sobrenatural, não como uma obrigação. Acho que meteram um salto Luis XV e caíram dele.

Só isento de culpa o técnico Cuca. Embora nós certamente vamos ouvir agora que ele não é técnico para time grande, que não é vencerdor e tudo mais, acho que ele fez o que pôde. O time que tem, exceto por Luis Fabiano e Rogério Ceni, é limitado. Se o Luis Fabiano não joga, como aconteceu ontem, o São Paulo não ganha. Se o Rogério não marca gol de falta, a coisa também complica.

Ontem, li no UOL que um diretor do clube (que não se identificou) disse que o time é limitado e que vinha ganhando na base da raça. Foi além, dizendo que, se caísse fora da Libertadores, tudo iria desmoronar. É esperar para ver. Vamos ver os comentários dos amigos tricolores do blog, que entendem muito mais de SPFC do que eu.

Igor

quarta-feira, junho 16, 2004

FAZ DE CONTA

O João Gabriel bem que está tentando. Além dele, há mais um cara no Brasil que acredita mesmo que hoje o SPFC é Brasil na Libertadores. Seu nome é Galvão Bueno.

Pensando bem, acho que eles estão certos. Afinal, o Palmeiras foi o Brasil em Tóquio contra o Manchester em 99, lembram-se? Ah, e foi de novo em 2000, na final contra os argentinos do Boca. Eu só me surpreendi mesmo, naqueles dias, foi com a quantidade de ingleses de Manchester e de argentinos torcedores do Boca que moram aqui em SP! Quantos fogos, quantas buzinas até as tantas horas... Devem ser todos imigrantes ilegais, porque os são-paulinos, os corinthianos e os santistas torceram mesmo pelo meu Verdão!

Fora com estes imigrantes ilegais, John!!!

Igor

FUTEBOL NA TV - Solidariedade ao Gabriel

Sou Flamengo, moro em São Paulo. Gabriel é são-paulino, mora no Rio.
Por um acaso, estou trabalhando no Rio e hoje posso escolher: ir ao Maraca ou ver o jogo na TV. Vou ao estádio, como faço sempre que posso. Se quisesse ver na TV, poderia escolher entre a Globo e a Record, que transmitem o jogo ao vivo pro Rio.

Já o Gabriel não poderá acompanhar a saga do seu tricolor na Colômbia. O jogo do SP só passa pro estado natal do clube e ir ao estádio não é uma hipótese nesse caso. Isso já aconteceu comigo por diversas vezes em São Paulo.

Pergunto: por que temos TVs a cabo, satélite e o escambau se a transmissão do futebol está sempre na mão da mesma emissora? Por que a dita não cede seus direitos, dando mais opções aos telespectadores? Se ela acredita que terá mais audiência com os jogos que programa em seu canal principal, que libere os afiliados ou mesmo concorrentes (desde que paguem, óbvio) para passar os demais. Na Copa do Mundo é assim. Acho que em 2002, até na hora dos jogos do Brasil havia outros canais passando outras partidas.

A atitude da Globo só faz aumentar o bairrismo e não ajuda em nada o esporte. Lamentável.

terça-feira, junho 15, 2004

FOTOS NO BLOG

Pra quem quiser colocar fotos em seus posts:

http://www.hello.com/index.php

Baixem o programa, escolham a foto e ele insere no blog. Só evitem acentuar na legenda, que sai tudo cagado. Vejam abaixo.

abraços


Amanh� � dia de casa cheia no Maraca. J� tenho o meu ingresso. Meng�o 2 x 0 e n�o se fala mais nisso.

Novo layout

Galera, a Diana fez a gentileza de mudar o layout do nosso blog. Eu gostei muito, mas todos devem dar sua opinião.
O sistema de comentários com a janelinha de pop up é melhor. Não precisamos ir a outra página para comentar os posts.
Quem tiver outras sugestões, aproveite a onda reformista.
abraços,

Ricardo Amorim

segunda-feira, junho 14, 2004

Voltei!!! ( ou seria Volvi?!?!?!?)

Caros,

Não trago nenhum assunto novo ao blog, mas escrevo nesse espaço porque quero relatar minha incursão futebolística na Argentina, que passa um pouco por todos os posts recém publicados.

Comecemos, é claro, pelo Boca e River. Não teve confusão conforme levantado pelo Marcelo porque a torcida mais fanática do River estava assistindo ao jogo em um telão no Monumental de Nuñez e só pode deixar o estádio depois que os torcedore do Boca conseguiram sair da Bombonera. É claro que no dia seguinte todo mundo só falava do jogo, a maioria, até mesmo os torcedores das duas equipes, lamentando o que passara (para manter o portunhol). A exceção foi um ex-zagueiro que mantém uma coluna em um jornal de esportes dizendo que gostou do que viu porque a essência do futebol argentino é a paixão e a porradaria. Ainda por cima disse que os jogadores eram verdadeiros travestis, se arranhando um ao outro, porque na época em que ele jogava a coisa se decidia nos socos e pontapés. Também me chamou a atenção a cobertura da imprensa. Em um dos telejornais mais assistidos da Argentina o âncora chamou o repórter, que estava ao vivo no Monumental e lhe perguntou: "O time do River pode perder o mando de jogo depois do que aconteceu na Bombonera?". O repórter responde: "não sei, vamos perguntar a outros jornalistas daqui para ver o que eles acham!!!". Isso é que é exatidão no jornalismo. Além disso o Clarin, jornal de maior circulação no país publica hoje os gritos da torcida do River caso algum Boqueiro resolva aparecer em Nuñez na próxima quinta-feira. O-le le, o-la-la; el Pato se la come, Gallardo se la da. É verdade que os torcedores são identificados no estádio. São obrigados a colocar o dedo em um computador que lê as digitais e se é alguém fichado fica proibido de assistir a qualquer partida de futebol. Meu cunhado trabalha na empresa que desenvolveu o sistema. A violência caiu, mas os argentinos estão longe de apontar qualquer caminho para a paz no futebol.

Só vi o primeiro tempo de São Paulo e Once. Claro que não gostei do que vi, mas continuo achando que o tricolor chega até a final do campeonato. O Julinho tem razão quanto ao Luís Fabiano. Está na hora de provar que é de fato um grande jogador, capaz de decidir quando tem que decidir. Mas ainda há mais um jogo e o São Paulo pode passar dessa se ao invés de querer golear entrar em campo sabendo que um único gol classifica o time. O Santos não passou adiante porque foi ruim demais. Mas pode secar que a gente chega lá. Melhor bambi campeão que peixe que morre na praia. Quanto à final acho que as duas pernas estão indefinidas, arriscar qualquer palpite é puro chute. Claro que fico com São Paulo!!!

Não vi os jogos da Eurocopa. Soube que Portugal perdeu e também da que França (ou seria Zidane) virou em cima da Inglaterra. enquanto escrevo, Dinamarca dá um baile na Itália. Mas o jogo está disputado. Para campeão fico com o favorito: França.

Quer dizer que agora temos uma webmaster??? Que bom, só não vale deixar o blog com cara de fofoca no banheiro!!! Brincadeira machista só para manter o espírito. Seja bem vinda!!!

Abs,

Ricardo Ferraz

UMA SOLUÇÃO À LA ARGENTINA ?

Nada como um belo assunto polêmico para esquentar esta manhã gelada: o que vocês acharam da decisão dos argentinos de não permitirem duas torcidas (de River e Boca) no mesmo estádio nesta semi-final? No primeiro jogo, em La Bomobonera, só havia torcida do Boca. Nesta semana, no Monumental, só haverá torcedores do River. Isto para impedir o confronto, as brigas e a barbárie de costume.

Sinceramente, já cheguei a pensar que esta seria a única saída aqui no Brasil também. Pelo menos, em SP. Quem manda o jogo tem a torcida. O visitante joga sem torcida. É radical, é drástico, mas não vejo outra saída. Não é justo para a sociedade como um todo que a PM mobilize centenas de homens para tomar conta de meia dúzia de animais irracionais. E o pior: sem resultado! Eles têm que tomar conta do estádio, das vizinhanças, dos corredores que levam a ele, das estações de trem e metrô... Impossível.

Talvez os argentinos tenham mostrado o caminho. O que acham?

Igor

quarta-feira, junho 09, 2004

São Paulo e Once Caldas

É hoje!!! Tricolor pode avançar para a quarta final da libertadores de sua história. Oxalá o São Paulo consiga garantir um bom resultado para não sofrer no jogo de volta. O grupo está muito unido em torno da competição e deve fazer um bom jogo. Vai ser difícil porque o Once é uma boa equipe, marca bem e pode surpreender em um lance isolado - como o que aconteceu com o Santos. O São Paulo tem que se preocupar com o meio de campo, definido por Cuca com Souza e Danilo (que eu não gosto). E ali que joga Valentierra, o melhor da equipe colombiana, que deve ser bem marcado. O tricolor também terá manter a atneção no os ânimos de Luís Fabiano, que muitas vezes desanda. Como resultado, arrisco um dois a zero com gols de Gustavo Nery e Luís Fabiano. Infelizmente, bem no meio do jogo estarei voando para a Argentina, só ficarei sabendo do resultado quando chegar em Buenos Aires. Vai ser o vôo mais longo da minha vida, mas a torcida será grande mesmo assim.

Rumo a Tókio tricolor!!!

Ricardo Ferraz

terça-feira, junho 08, 2004

SERÁ QUE VALEU A PENA?

Ontem, a Justiça decretou a prisão preventiva de 3 caras da Mancha, entre eles o seu presidente, acusados pela morte daquele garoto corinthiano. Além de estar absolutamente inconformado com mais esta morte de torcedor, algo que simplesmente não entra na minha cabeça, fico me perguntando: será que os caras que foram presos acham que valeu a pena ?

E os caras das outras torcidas, será que vão se lembrar do que está acontecendo com eles agora? Provavelmente, não. Afinal, há uns 10 anos houve aquela batalha campal no Pacaembu, entre palmeirenses e são-paulinos, lembram-se? Aquele foi o estopim da proibição das organizadas. Pois bem, um ex-integrante da Mancha, que matou a pauladas um outro cara, foi preso, julgado, condenado, e apodrece na cadeia. Mas os caras que atacaram o menino há alguns meses não se lembraram do episódio, fizeram o mesmo, e agora terão o mesmo destino.

Que fim da picada. É por essas e por outras que já há algum tempo não vou ao estádio ver um clássico. Limito-me a ver o Palmeiras em campo em jogos de uma só torcida. Não vale a pena o risco.

Igor

MARCOS: MELHOR IR, OU MELHOR FICAR ???

Dúvida cruel para nós, palmeirenses. Imagino que os torcedores adversários deste blog torçam para sua ida para a Turquia. O clube que levou o Alex parece estar assediando o nosso goleiro.

Até um tempo atrás, eu seria totalmente contra sua saída. Marcos foi, na minha opinião, o melhor goleiro que o Palmeiras já teve. Meu pai diria que foram Oberdan e Valdir de Moraes, nesta ordem. Só que estes eu não vi jogar. De Leão para cá, sem dúvida Marcos foi o melhor e o mais importante.

O problema é que, após tantos anos de clube, ele já demonstra quase nenhuma paciência com a torcida que ele conhece tão bem. Palmeirense de coração que é, Marcos deveria saber que a torcida é absurdamente passional. Hoje aplaude, vai às lágrimas de felicidade, amanhã pede a cabeça de meio mundo. Algo parecido ao que eu disse sobre a torcida do SPFC, dias atrás.

Marcos cansou de nos salvar, a ponto de receber o apelido de "São Marcos". Mas, bastaram algumas falhas seguidas para alguns imbecis o chamarem de "frangueiro", imaginem só! Digo que não sei se sua saída seria de todo ruim por alguns motivos: ele é o maior salário do clube e tem contrato até 2007. Portanto, a multa deve ser alta e o Palmeiras poderia fazer um bom dinheiro com ele. Em segundo, o Sérgio é um ótimo goleiro e, quando entra, dá conta do recado. Por isso, não sei até que ponto valerá a pena mantê-lo no elenco insatisfeito.

De qualquer forma, ainda torço para que ele faça as pazes com a galera verde. Espero poder vê-lo por muitos anos ainda com a 1 do Verdão.

Igor

segunda-feira, junho 07, 2004

VÁGNER PODE FICAR !

Esta mensagem deve interessar mais ao Mauro, que também é palmeirense. Parece que entrou água no negócio com o CSKA e o Vágner vai continuar no Parque até o final do ano pelo menos. Segundo o Alex Muller, da Rádio Bandeirantes e da RedeTV, ele deverá receber um belo aumento do Palmeiras em troca.

Será mesmo? Tomara. Bom para ele, bom para o clube e melhor ainda para nós, palmeirenses, que ainda vamos comemorar muitos gols do cara. Como o SPFC também já disse que o L.Fabiano não sai até 2006, deveremos ter uma boa briga pela artilharia deste ano, moçada. Que venham os Choques-Rei !!!

Abraço

Igor

O óbvio futebol de Parreira

Obviedade é uma palavra que rima com o futebol de Parreira. Ele comanda a seleção mais óbvia da história da equipe brasileira. Em todos os sentidos. Alguém duvida por exemplo, que Dida, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Juninho Pernambucano, arrisco o Edu, Luís Fabiano e Kaká tem que ser titulares e comandar a equipe brasileira??? Esses caras tem talento de sobra para bater a grande maioria das equipes do futebol mundial. É óbvio. No papel talento igual só a França chega perto com Trezegué, Zidane, Henry e cia. Pena que em campo o óbvio é outro. Deveria ser o show de bola do plantel brasileiro, mas as jogadas são tão previsíveis que dá a chance dos times adversários fazerem, também, o óbvio: marcar o meio de campo, colar um cara em Ronaldo e impedir a subida dos dois lateraris brasileiros - duas porcarias, como já foi comentado no blog. O que se vê é um festival de obviedades, jogadas primárias, toques de lado, quando não para trás, ausência de criação e marcação no meio de campo que obriga Ronaldo e Luís Fabiano a jogarem recuados para buscar a bola e ajudar no combate ao adversário.
Por que será??? Parreira tem essa filosofia de qua a seleção não pode ser agredida, quer a equipe brasileira com a bola o tempo todo no pé girando o meio de campo até que encontre espaço para marcar o gol. É meio óbvio, mas só funcionou no Corinthans (que treinava junto há muito tempo e tinha um bom elenco) e na seleção de 94, uma das coisas mais horrorosas que já vi na minha vida. Em todas as outras passagens por clubes brasileiros ele fracassou. Por que daria certo agora com um elenco que tem tudo para ser agressivo??? Coloca um cara para matar as jogadas no meio de campo, coloca dois laterais que sejam capazes de marcar além de ficar dando risada (sabe-se lá o que Cafú e Roberto Carlos acham tão engraçado) e deixa que os talentosos jogadores citados fazem o resto. É tão óbvio meu Deus!!! Ceder o empate para aquele timeco do Chile, das Eliminiatórias foi ridículo. Foi o quarto empate dos últimos jogos, não dá!

Aí vai a nossa selecinha de ontem:


Dida Fez grandes defesas, não fosse ele o Brasil poderia ter perdido a partida.

CafuHorrível!!! Não marca, não sobe, não cruza, faz nada. Só ri!!

Juan Da última vez escrevi que ele era muito ruinzinho, ontem ele jogou bem, mas ainda tem que conquistar a posição. A zaga aliás é o único setor que falta talento no Brasil

Roque Jr. Ruim, muito ruim. Não ganha uma de cabeça!

Roberto Carlos O Julinho definiu bem!

Edmílson Um dia o Parreira falou que ele jogava bem e deveria fazer o meio de campo. Ele acreditou!!! Quando o Ronaldinho Gaúcho se recuperar o Parreira vai tirar o Luís Fabiano, deveria tirar o Edmilson.

Edu Jogou bem para caramba. Muito melhor que Zé Roberto. Tem que ser titular.

Kaká Dá velocidade ao time, mas tem que ter com quem tocar a bola no meio campo. Melhora com a volta de Ronaldinho Gaúcho.

Juninho Pernambucano Jogou bem! Cada vez mais titular.

Ronaldo Ficou apagado, não se pode esperar que ele ganhe todas.

Luís Fabiano Demonstrou que na área ele é mortal. Se a bola chegar ele guarda. Não dá para esperar que ele venha fazer o papel do Ronaldinho. Insisto que os quatro (Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo e Fabuloso) tinham que jogar juntos.


é isso,

Ricardo Ferraz

sexta-feira, junho 04, 2004

RONALDO

Uma vez que esta é uma tribuna livre, vou expressar minha opinião sobre o Ronaldo. Sei que todos aqui são seus fãs e que, por isso, posso mexer em um vespeiro. Mas, como nunca consigo ficar calado, vou falar assim mesmo.

Eu o considero um bom jogador. Na atualidade, um dos melhores do mundo. Porém, jamais concordei com seu codnome, "Fenômeno". Como expliquei aos amigos do Arqui, em um outro fórum, eu vi e torci feito louco por uma seleção que tinha Oscar, Júnior, Falcão, Sócrates, Zico e Éder. Não fomos campeões, mas até hoje me emociono ao ver aqueles jogos maravilhosos de 82. Nenhum daqueles craques foi chamado de "fenômeno" ou algo parecido.

Centro-avante por centro-avante, considero que o maior que vi jogar foi Reinaldo, do Galo. Mesmo tendo um joelho mil vezes mais podre que o do Ronaldo, e com um porte físico 80% menos favorável, Reinaldo foi um mágico. Com o joelho estourado e às custas de infiltração, aquela final contra o Mengão no Maraca foi memorável. Reinaldo foi, para mim, o maior centro-avante que vi jogar.

Se é para ficar nos Ronaldos, fico com o Gaúcho. O que aquele moleque faz com a bola é coisa de outro mundo. Depois que ganhou massa no PSG então, nem se fala. O outro Ronaldo é, para mim, mais um fenômeno de marketing do que de futebol. Há muito de NIKE por trás dele, e a mídia vai no embalo.

Respeito a opinião de todos, mas registro aqui a minha.

Abraço

Igor

HINOS

Não assisti ao jogo entre Brasil e Argentina, nem aos melhores momentos, de modo que não vou poder comentar sobre a partida.

Soube pelo meu pai, contudo, que na hora dos hinos dos países tocaram apenas uma pequena parte do hino argentino, enquanto Gilberto Gil e Milton Nascimento cantaram o hino brasileiro inteiro, no melhor estilo Super Bowl.

Fiquei chateado com isto. Foi, no mínimo, uma deselegância. Há coisas que devem ser separadas. Rivalidade esportiva é uma coisa, respeito aos símbolos nacionais de outros países, é outra. Já não basta o fato de darmos vexame nas arquibancadas, vaiando os hinos adversários?

Nunca é demais lembrar que nós também teremos que jogar lá. Se resolverem dar o troco, tocando apenas os 10 segundos iniciais do nosso hino, não poderemos reclamar.

Igor

quinta-feira, junho 03, 2004

Ronaldo 3 X 1 Argentina

Atendendo a pedidos, aí vai a coluna. Não pude escrevê-la antes porque quase enlouqueci hoje com o depoimento do Armando Mellão ao Ministério Público, acabando com o Maluf e Reinaldão de Barros. Antes tarde do que nunca.

Mais do que nunca Ronaldinho Gaúcho provou que é insdispensável para a seleção brasileira. Acredito não estar dizendo nenhuma novidade ao constatar que faltou armação na meia cancha brasileira. O que me surpreeendeu foi que Zé Roberto e Juninho Pernambucano não marcavam a bola e deixavam a Argentina distribuir o jogo livremente. Fora isso o Brasil, quando tinha a bola no pé, ou dava chutão, ou tocava de ladinho. O Parreira não muda nunca!!! Também achei os dois laterais muito contidos, (quase não subiram) e a defesa, lamentável, mas isso acredito ser carência de talentos mesmo. Vamos à seleção:

Dida Trabalhou pouco e teve sorte do Sorin não acertar as bolas que sobraram quicando na área.

Cafu Jogou mal, não subiu, não triangulou e defendeu pouco. Só serviu para atazanar a vida de Kili Gonzales

Juan É ruinzinho demais esse menino

Roque Jr. Defendeu bem, desarmou algumas jogadas, mas continua perdendo as bolas altas para os atacantes.

Roberto Carlos Foi melhor que Cafu, mas triangulou pouco e continua sem saber cruzar a bola. Destaque para a porrada na falta que quase resultou em gol.

Juninho Pernambucano Jogou bem o segundo tempo, mas esperava mais. Tocou pouco a bola e quase não marcou.

Kaká Foi bem, mas sofreu com a marcação homem a homem. Precisa de alguém do lado dele para poder tocar a bola. Em outras palavras: faltou Ronaldinho Gaúcho.

Zé Roberto Não gosto dele na seleção, acho Júlio Batista melhor. Marca mais e sabe tocar a bola. Zé Roberto é habilidoso mas não consegue criar nada.

Edmílson Jogou bem, mas o Parreira tá viajando de dar a primeira bola do jogo para ele. Sem ninguém para tocar no meio de campo o resultado foi um festival de passes errados. Era melhor recuar um dos volantes!!!

Alex Entrou bem, deu o lançamento para o último penalti. Gostei de Parreira não ter trocado o Luís Fabiano por ele.

Luís Fabiano Poderia ter ido melhor. Gostaria de vê-lo jogando ao lado de Ronaldo sem ter de fazer a tarefa de Ronaldinho Gaúcho, mas o jogo de ontem mostrou que os dois atacantes tem que ganhar ritmo juntos.

Ronaldo Sem palavras. Se magreza ganhasse campeonato a Etiópia era imbatível.


É isso,

Ricardo Ferraz

SPFC: CERTÍSSIMO

Louvável a decisão do São Paulo de mandar para a PQP o Barcelona, diante da pseudo-oferta de US$ 6 milhões pelo L.Fabiano. Está na hora de alguém começar a mostrar para os gringos que ninguém aqui é idiota, apesar de alguns demonstrarem o contrário. Estes palhaços vêm aqui com meia dúzia de euros no bolso e pensam que levam todo mundo, para revender lá na Europa pouco tempo depois por 30, 40 ou 50 milhões de dólares.

Infelizmente o presidente do meu time não penas assim, e está praticamente dando o Vágner. Em que pese o fato do Palmeiras ter direito a participações em negociações futuras do Vágner por ter revelado o cara, o valor que os empresários estão oferecendo por ele é ridículo.

Parabéns ao São Paulo, que vai mantendo o seu principal jogador aqui.

Quanto a nós, um dia a gente aprende!

Igor