terça-feira, agosto 31, 2004

Lu-ís Fa-bi-ano!!!!

Atendendo a pedidos aí vai meu comentário. Era inevitável que o Luís Fabuloso deixasse o clube. O São Paulo tem a melhor organização entre os clubes brasileiros, paga o salário em dia, tem grana e é um pouco melhor administrado que os outros times, mas não consegue competir com o mercado europeu. É natural que um cara como o Luís Fabiano, que joga muita bola, queira ir para a Europa. Acontece em qualquer carreira. Quem se recusaria a ganhar um puta salário em uma empresa de ponta??? Ninguém. é melhor deixar o cara ir do que prendê-lo por aqui a contragosto. A motivação acaba e o rendimento cai. O problema das saídas é a forma como elas acontecem. Alguém é louco de dizer que o LF não vale cada euro oferecido pelo Barcelona antes da tragédia da Libertadores??? O Porto está levando uma pechinhcha. Bastava o São Paulo ter negociado o craque e só ter liberado a saída depois do campeonato. Está pagando caro por ter feito uma aposta em cima de um torneio que expunha o clube a muitos riscos. Justiça seja feita: ele joga muito. Vai estourar na Europa assim como o Kaká (outro que foi mal negociado). Quanto à torcida, só posso lamentar. A culpa do SPFC estar há dez anos sem ganhar nenhum torneio importante não pode recair sobre o seu melhor craque. É ridículo.

Abs,

Ricardo

O ADEUS AO HERÓI-VILÃO

Eu gostaria de ouvir dos são-paulinos do Blog (que sumiram desde que seu time perdeu para o Once Caldas), o que acharam da saída do Luis Fabiano.

Confesso não imaginar qual é a opinião dos tricolores, tal a relação de amor e ódio que se estabeleceu entre a torcida e ele. Foi ídolo, marcou muitos gols, mas não ganhou um título. Às vezes a torcida gritava seu nome mais do que o do clube. Às vezes, queria sua cabeça.

Qual a opinião de vocês?

Igor

segunda-feira, agosto 30, 2004

DE VOLTA AO FUTEBOSTA

Estou de ressaca. Não pela derrota medíocre do Palmeiras, mas por ter agora que voltar a acompanhar o futebosta brasileiro, do qual não consigo me desligar em função do amor ao meu time.

Foram duas semanas de pura emoção, de recordes, de bandeiras subindo e lágrimas caindo. O último dia foi especial. O show do nosso volei e a lição do Vanderlei Cordeiro de Lima. Este, me fez lembrar da campanha da ABA: "sou brasileiro, não desisto nunca". Que beleza. Que raça. Que amor à camisa. Que orgulho de ser brasileiro.

Seria pedir demais que o que vimos ontem pelas ruas de Atenas tocassem de alguma forma os milionários jogadores brasileiros. O modelo mental deles é outro, não conseguem sequer imaginar o que se passa pela cabeça e pelo coração de um cara humilde como ele, que fazia a corrida da sua vida. O negócio é dólar, mídia e badalação. Muuuita badalação.

Obrigado, Vanderlei ! E obrigado também a todos que nos deram medalhas ou que brigaram muito por elas. Este país não dá condição alguma a quem quer praticar um esporte olímpico. Por isso, todos são vencedores.

Até Pequim !!!

Igor

segunda-feira, agosto 23, 2004

PALMEIRAS. OU 90 ANOS DE ORGULHO !

Nesta semana o meu querido Palmeiras completa 90 anos. A divulgação tem sido mínima, principalmente pela total incompetência do pessoal de marketing do clube. Porém, ontem à noite pude ver e me emocionar com uma bela reportagem na RedeTV, que contou a história do clube desde os tempos de Palestra Italia, e entrevistou grandes ídolos do passado, como Oberdan, Valdir de Morais, Leão, César Sampaio e outros. Confesso, sem vergonha alguma, que fiquei com os olhos cheios d'água. Sobretudo quando mostraram o final da tortura dos 17 anos de fila e a conquista da Libertadores em 99.

O Palmeiras é parte importante da história de glórias do futebol brasileiro. Foram inúmeras as conquistas, como a Copa Rio de 51, disputada no Maracanã contra o Vasco e os principais campeões dos mais importantes países no futebol da época. O título, que o Palmeiras tenta validar na FIFA como um Mundial - e foi - foi decidido contra a Juventus, da Itália. Na semi-final nós derrotamos os donos da casa, o Vasco. Mesmo derrotados, os vascaínos gentilmente nos ofereceram São Januário para treinarmos para a final. Em reconhecimento, há no Palmeiras uma placa em homenagem e agradecimento ao Vasco e a toda a torcida carioca, que lotou o Maracanã na final. Um ano antes o Brasil havia chorado a perda da Copa contra o Uruguai no mesmo Maracanã. A vitória do Palmeiras foi uma lavagem da alma de todos.

Por falar em Uruguai, 14 anos mais tarde o Palmeiras foi convidado pela CBD para representar a seleção brasileira contra os uruguaios na inauguração do Mineirão. Vencemos por 3 a 0 os uruguaios e o time do Palmeiras, com a camisa da seleção, inaugurou dignamente aquele que até hoje é um dos maiores estádios do Brasil.

Fora isso foram 21 títulos paulistas, 4 brasileiros, uma Libertadores, uma Copa do Brasil, uma Mercosul, vários Rio-SP e outros nacionais que precederam o atual Campeonato Brasileiro. Tivemos uma mancha na nossa história com o rebaixamento em 2002. Mas ressurgimos dignamente, como sempre fizemos, vencendo a Série B e estando hoje nas primeiras posições da Série A.

Este é um pouquinho do meu Palmeiras, que quero dividir com vocês. O time que me faz rir, chorar, perder o sono, discutir. E o time que espero ocupe no coração do meu filho, Enrico, o mesmo enorme espaço que ocupa no meu e no do meu pai.

Parabéns, PALMEIRAS QUERIDO !

Igor

domingo, agosto 22, 2004

esse post é um teste

tem um post do Igor que não entrou.
vamos ver se esse entra

quinta-feira, agosto 19, 2004

CADÊ O SUPER-FAVORITO ?

O Santos pode até ser campeão, mas que a bolinha que eles estão jogando ainda não dá pinta de campeão, não dá. Ontem, foram medíocres no Rio. Eu tinha certeza de que tropeçariam no Botafogo, porque eles já mostraram que só sabem jogar e golear em casa. Fora, têm tomado bambu de Grêmio, Botafogo...

Nada, mas nada parecido com o Cruzeiro de 2003. Aliás, se algum diretor financeiro resolvesse fazer uma análise custo-benefício do Santos, recomendaria uma reformulação. A folha de pagamento deles, incluindo o Luxa, deve ser umas 4 ou 5 vezes maior que a do Palmeiras. Mesmo assim, os caras não deslancham como todos previam.

Igor

segunda-feira, agosto 16, 2004

SÓ FALTA O GENINHO !!!

Nesta segunda-feira 3 dos 4 grandes do Rio ficaram sem técnico: Ricardo Gomes levou um PNB do Fluminense, Mauro Galvão do Bota e, agora há pouco, o PC Gusmão levou um do Fla. Como o Vasco já perdeu 3 ou 4 seguidas, não vou me surpreender se o Geninho rodar também.

Agora não faltam opções ao Leão...

Igor

O ESQUEMA PICÉRNICO

Especialmente ao Mauro, a quem eu disse na semana passada que o Picerni era a minha maior esperança de vitória no Mineirão, digo que eu estava certo. Vencemos não por méritos próprios, pois o time é limidado e o técnico mais ainda, mas porque o Galo com esquema picérnico é muito fácil de ser batido. Da mesma forma que o Palmeiras, não tem esquema, não tem jogadas ensaiadas, não demonstra entrosamento algum. Do banco, a única coisa que Picerni sabe gritar é "pega, pega, pega".

Quanto ao Palmeiras, eu comentei com o meu pai, minutos antes do gol de Osmar, que aquele era o jogo para ser vencido, pois o Atlético foi extremamente covarde. A massa alvi-negra esteve presente, empurrou o time como sempre faz, mas o time parece não ter sangue nas veias.

Já o Osmar tem me agradado bastante. É bem diferente do Kahê, que é centro-avante típico, que espera rebote do goleiro ou está ali para empurrar para dentro após jogada pelas pontas. Osmar parece-se mais com o Vágner Love - guardadas as devidas proporções. Sai mais para o jogo, mexe-se mais, dá mais trabalho para os zagueiros, cai pelas pontas e é rápido. Um belo reforço.

Igor

domingo, agosto 15, 2004

SERÁ QUE O PELÉ ESTAVA CERTO ???

No início do campeonato, quando o Corinthians estava em uma das últimas posições, Pelé surpreendeu a todos dizendo que o Timão seria campeão brasileiro deste ano. Todo mundo riu, pensando se tratar de mais uma das asneiras que Pelé costuma dizer, quando resolve se pronunciar sobre algo.

Agora, porém, a idéia já não parece tão absurda. Os caras venceram outra ontem e já têm 37 pontos, na sétima posição. Com este ganha e perde que temos visto no campeonato, é bem possível que eles cheguem para brigar pelo título. Seria inacreditável, mas não inédito. No ano passado, o Goiás fez o mesmo. De virtual rebaixado no primeiro turno, o alvi-verde goiano quase chegou à Libertadores.

Igor

sexta-feira, agosto 13, 2004

RODADA DE BANDEJA PARA O SANTOS

Depois de pegar 3 jogos difíceis, dos quais perdeu 2, o Santos voltará a pegar uma baba, na primeira rodada do returno. Enquanto SPFC pegará o Furacão no PR, a Ponte efrentará o embalado Timão no Pacaembu, e o Palmeiras terá pela frente o desesperado Galo Mineiro em BH, o Santos começará o segundo turno contra o rebaixado Paraná, em casa. Ou seja, deverá meter uns dezoito a zero. Ou melhor, talvez uns 18 x 3, já que seu ataque é mortal mas a defesa é uma piada.
Quanto aos demais, empates serão resultados normais. Se bem que o Palmeiras até que tem se saído bem fora de casa, quando o adversário parte para o ataque. O Osmar estreou bem, fez gols, e o Lúcio reencontrou a motivação que faltava. O problema será a falta do Magrão no meio. Ele não é craque, mas é o ponto de equilíbrio entre defesa e ataque.
Já o centenário Botafogo terá que se superar nestas duas primeiras rodadas: vai estrear contra o Goiás em Goiânia e, depois, terá o Santos, em Niterói.
Agora vai começar o sufoco. Cada rodada será contabilizada na ponta do lápis, pois não haverá mais o papo de um segundo turno para se recuperar.

Igor

quinta-feira, agosto 12, 2004

PARABÉNS, BOTAFOGO !

Embora não haja botafoguenses neste Blog, e o momento do clube da Estrela Solitária seja mais para lamentações do que comemorações, quero registrar aqui os meus parabéns ao Botafogo pelo seu centenário, no dia de hoje.
Interessante lembrar que, no ano passado, quando o Grêmio comemorou seus 100 anos, quase caiu para a Série B. Neste ano é o Botafogo que está de volta ao pesadelo das últimas posições, embora tenha um presidente que parece ser sério e bem intencionado, e um elenco que está longe de ser um dos piores. Mas sofrer parece ser o destino dos alvi-negros cariocas.
Ficam aqui meus cumprimentos e minha torcida para que dias melhores venham ao simpático Botafogo de Futebol e Regatas.

Igor

quarta-feira, agosto 11, 2004

A arbitragem e o São Paulo

Prefiro o São Paulo disputando todos os lances, correndo atrás da bola, dividindo as jogadas, do que ver o tricolor apático, tomando gol nas costas e ainda por cima tendo que ouvir que somos um time de bambis. Considero natural, portanto, que Cuca e cia. tenham ser tornado a equipe mais indisciplinada do Brasileiro. O problema é que essa situação, apesar de já ter sida conversada no grupo, se perpetue rodadas a fora. Mas a culpa deixou de ser dos jogadores e passou a ser da arbitragem. Nos dois últimos jogos, o SPFC teve jogadores expulsos em lances absolutamente duvidosos. Contra o Flamengo então foi um absurdo: o juíz caiu na provocaão do rubro-negro (não me lembro qual) e mandou Diego Tardeli para o chuveiro sem o jogador ter se quer cartão amarelo. Ridículo. Desde que Luís Fabiano se revelou indisciplinado para a arbitragem, não deixam mais a gente em paz. Absurdo. Só para não dizer que eu sou bairrista, o que dizer então do último jogo do Santos??? Três pênaltis não marcados e um gol legal roubado pelo juíz. Tá foda.

Abs,

APOSTAS PARA A ÚLTIMA RODADA

Aqui vão meus palpites para esta 23a. rodada do Brasileirão:

São Paulo x Goiás: São Paulo vence
Vasco x Santos: empate
Ponte x Vitória: Ponte
Palmeiras x Fluminense: empate
Botafogo x Atlético-PR: empate

Com os resultados acima, aposto na Ponte como "campeã de inverno", empatada em pontos com o São Paulo.

Igor

segunda-feira, agosto 09, 2004

UMA TORCIDA SEM IGUAL

Caros não-corinthianos, temos que admitir: torcida como a dos caras, não existe. Ontem, às 6 da tarde, eu voltava para casa e os termômetros de rua marcavam 8 graus. E não era um, eram todos. Isto sem falar no vento e na garoa, que levaram a sensação térmica a 2 graus apenas, segundo a meteorologia.

Pois os corinthianos somaram 30.000 pessoas no Pacaembu. Não era final, não era semi-final, não era estréia do Ronaldo com a camisa do Corinthians, não era Libertadores. Quem foi ao estádio foi ver aquele mesmo time que freqüentou a zona de rebaixamento por tantas rodadas.

Deve haver um fenômeno psicológico que explique isto. Talvez seja o mesmo que explique o fato de que o Palmeiras levava uma média de 25.000 pessoas ao Parque no ano passado, em plena Série B. O povão deve gostar de sofrer. Talvez uma junta composta por Freud e Jung pudesse explicar isso, sei lá.

Por enquanto, porém, enquanto ninguém explica o inexplicável, cabe a nós admitir que os caras são mesmo especiais. Como diz o santista Milton Neves, a nossa sorte é que ninguém competente e profissional dirigiu o Corinthians até hoje. Se isto tivesse acontecido, com aquela torcida, o clube seria quase imbatível. É duro para um palmeirense roxo como eu admitir isso. Mas sou obrigado.

Igor


Campeão de inverno x Jogos Olímpicos

Chegamos à última rodada do primeiro turno e seis clubes têm chance de se tornar o Campeões de Inverno.
Os favoritos são, na ordem, o Atlético-PR e o Palmeiras.
Com os curiosos resultados do final de semana, com vários erros grosseiros de arbitragem, o Brasileiro tem um ápice na última rodada do primeiro turno, na semana de início dos Jogos Olímpicos.
faz sentido falar em campeão do primeiro turno com um campeonato tão embolado.
O Atlético-PR enfrenta o Botafogo, no Rio.
O Palmeiras enfrenta o Fluminense, em casa.
Depois, vem a Ponte Preta, que pega o Vitória em casa. Se estiver frio assim, leva vantagem, além de ter o time mais acertado do que o do Vitória.
O jogaço deverá ser São Paulo x Goiás. O São Paulo é favorito porque não perdeu em casa, mas o Goiás tem jogado na pressão de seu ataque e o São Paulo tem se defendido bem. Mesmo favorito, o São Paulo tem um jogo que seria dificílimo. Vai marcar com força e usar a velocidade de Cicinho e Grafite para deixar o Luís Fabiano na cara do gol.
O Goiás vem apostando tudo na velocidade de seu ataque. Joga sufocando, como sentiram recentemente Santos e Palmeiras.
O Santos joga com o Vasco. Apesar de o Corinthians ter feito três lá, o Santos está instável, com duas derrotas.
O problema em São Januário é que quando o time deles perde, tocam fogo no ônibus dos visitantes e isso pode itimidar o time do Santos.

Agora, se o futebol tivesse classificado para as Olimpíadas com Kaka, Ronaldinho, Robinho e Diego, que importância teria terminar o primeiro turno na frente?

quinta-feira, agosto 05, 2004

Ga-vi-ões! Fiel!

Liguei a TV no final do jogo. Estava chegando em casa e ouvi uns gritos. Muitos. Enraivecidos. Pensei: quem tá jogando? O Corinthians... Então ou é grito de corintiano ou dos palmeirenses daqui do bairro. Quem fez gol?
Liguei a TV... Gol do Corinthians. O terceiro. Acompanhei o final da rodada e do jogo para saber a classificação como estava. Parei de prestar atenção ao repórter. No fundo, a Gaviões da Fiel urrava seu grito de guerra e de desabafo fincando ali na arquibancada sua bandeira da vitória. Ganharam por 3 a 1 e estavam evidentemente muito felizes. Bom momento para esquecer o mundo comemorar. Eis que...

Para mim a grande diferença do futebol para os outros esportes é o fanatismo da torcida. Um gol é sempre um gol. A bola ultrapassa completamente a linha e o juiz apita apontando para o centro. O que isso desencadeia das quatro linhas para fora é o que determina o tamanho do futebol.
Dentro dessa paixão, surgiram as torcidas organizadas, que se desenvolveram naturalmente e acabaram criando uma série de confusões. Geraram o que pode gerar um homem. E foram tiradas de circulação.
Como o time do Corinthians não dava mais notícia, uma parte da imprensa começou a explorar a presença do grande número de corintianos no estádio. Capas com faixas da Gaviões, despertando a paixão corintiana. Fomentando a quebra do recorde de público do time no campeonato (21.639 se não me engano) e exaltando ser do time a melhor média de público no Brasileiro.
Dentro desse contexto e emprestando o merecido e louvável apoio aos jogadores, a Gaviões mandou cerca de dez ônibus para o Rio. Digamos 500 pessoas.
Após a vitória, havia uma mancha negra em parte da arquibancada.
Eis que... ao fundo, tento entender o que gritam os Fiéis. Não consegui entender até que chegam no que é realmente o grito mais gritado, até por marcar o início dos sambas da escola da torcida:
"Ga-vi-ões! Fiel! Sou da Gaviões eu sou..."

E o grito morreu ali.
Eles estavam encerrando o grito.

Só que há pouco tempo, isso era o início de "Ga-vi-ões! Fiel! Sou da Gaviões eu sou...Vou dar porrada eu vou... E ninguém vai me segurar... Nem a PM!"

De alguma forma isso pode ser um indicativo de que deu resultado a pressão feita sobre eles. Podem realmente ter se conscientizado de que estavam criando problemas sérios. Ou só se deram conta de que aquilo estava prejudicando a imagem que fazem deles.

Mas algo grande mudou. Porque calou o quê? 500? 400 pessoas?
Se alguém conhecer gente que viaja com a torcida, eu gostaria de saber o que acontece atualmente dentro dos ônibus. Pode estar diferente? Pode.

Se a notícia é a torcida, acho que tem notícia ali no meio. Mas tudo isso que eu escrevi pode ser uma besteira sem tamanho. Vou dormir.

quarta-feira, agosto 04, 2004

O TREM AZUL DESCARRILOU

O futebol é realmente interessante. E uma das coisas que o fazem mais interessante é o sobe e desce dos clubes. É incrível como aqui no Brasil os times se alternam em fases boas e ruins. Vendo o que acontece com o Cruzeiro: nos últimos anos o time foi o mais ousado em termos de investimentos no futebol. Levou Scolari a pêso de ouro, depois Luxemburgo (ambos retirados do Palmeiras), depois Leão. Contratou grandes craques, com gastos que ninguém entendia como poderiam caber no orçamento de um clube brasileiro. Ainda neste ano, através de Luxemburgo, chegou a botar Rivaldo, Alex, Deivid e outros para jogar a Libertadores.

Aí, de repente, Luxemburgo dá área. Rivaldo, depois Alex, idem. A contratação de Leão parecia mostrar que o clube se manteria com grandes investimentos. Só que Leão não agrada, o Cruzeiro despenca, e o clube agora resolve contratar Marco Aurélio. Este, nós palmeirenses conhecemos de perto, infelizmente. Foi um dos piores técnicos que já tivemos, juntamente com Otacílio Gonçalves, Celso Roth, Murtosa e (pelo jeito) este Estevam Soares. Só para recordar, Marco Aurélio foi aquele que conseguiu a proeza de perder a Copa Mercosul para o Vasco em pleno Parque Antártica com um requinte de absurdo: terminamos o primeiro tempo ganhando por 3 a 0, e tomamos a virada (4 a 3) nos 45 minutos finais! Coisa para palmeirense nenhum esquecer.

Igor

Igor

BUSQUE NOS ARQUIVOS, GABRIEL.

John

Não vou jurar porque, no ano passado, acompanhei mais de perto a Série B. Mas acho que você está redondamente enganado. Busque nos arquivos a classificação da Série A no final do primeiro turno. Se não me engano, o Cruzeiro tinha 10 ou mais pontos de vantagem. O bolo ao qual você se refere, entre Santos, SPFC e outros, era apenas para ver quem se classificaria para a Libertadores. No segundo turno, o Cruzeiro limitou-se a administrar a vantagem.

Vocês, da imprensa, devem ter como resgatar essa informação. Agora fiquei curioso.

Quanto ao Santos, estas 3 últimas rodadas poderão definir o campeonato, realmente. Após pegarem duas babas seguidas em casa, eles terão que pegar Grêmio e Vasco fora, e São Caetano em casa. Se fizerem os 9 pontos, realmente será difícil pegá-los, pois duvido que São Paulo e Palmeiras consigam isto, mesmo tendo 2 jogos em casa e apenas 1 fora. O São Paulo, porque é completamente instável e imprevisível. O Palmeiras, porque, além de lutar contra os adversários (Goiás, Criciúma e Flu), terá que vencer a "genialidade" do seu técnico.

Igor

terça-feira, agosto 03, 2004

QUEM QUER O LEÃO ?

Os são-paulinos sonharam com o Leão, mas acordaram mesmo com o Cuca. Deve haver algo muito ruim na Arábia, porque vários técnicos recusaram a proposta do time de lá. Até o Estevam Soares!!!
Quanto ao Leão, vai ficar mais umas rodadas desempregado. Não são muitas as opções no momento, pois vários times trocaram de técnico recentemente. Talvez pinte um Inter-RS para ele. Ou, quem sabe o Paysandu (risos). É divertido ver o rei da empáfia com juba tão baixa. Quem o viu até poucos meses atrás, falando do alto de toda a sua prepotência, nem o reconhece mais. Tá murchinho, coitado...

Igor

segunda-feira, agosto 02, 2004

OLIMPÍADA : TERROR ?

O site estadão.com.br traz na primeira página uma foto de uma brigada anti-terror da Grécia, todos paramentados em um treino contra ataque químico/biológico. Olhando a foto, senti um frio na barriga. Não poderá haver local mais interessante para terroristas do que Atenas, nas próximas semanas. Milhares de atletas do mundo todo, tudo mostrado ao vivo para bilhões de pessoas.

Um ataque lá não seria inédito, em termos de Jogos Olímpicos. Munique foi alvo de ataque contra atletas israelenses em 72. Mas duas coisas me dão medo: primeiro, o incrível poderio dos grupos terroristas, dispostos a tudo por sua causa; segundo, a inexperiência dos gregos neste tipo de coisa. Até onde eu sei, eles nunca tiveram maiores problemas com o terror organizado. Se mesmo em países como Inglaterra, Espanha e França, onde isto é corriqueiro, os caras são capazes de fazer o que fazem, imagino na Grécia.

Tomara eu esteja enganado e tudo corra bem. Afinal, embora alguns babacas já tenham misturado esporte com política tantas vezes na história, o espírito esportivo e olímpico tem que prevalecer. Para mim, não há nada mais lindo no esporte que uma Olimpíada. Espero poder ver tudo o que for possível pela TV, mas só de briga por medalhas.

Força Brasil !!!

Igor

domingo, agosto 01, 2004

DITO E FEITO: SANTOS DISPARA

Está aberta a temporada de caça ao Peixe. Ou seria pesca ao Santos?
Como eu previra, o time do Luxemburgo não teve dificuldades pra assegurar os três pontos diante do fraco Payssandu. Meteu logo 6 e não deixou dúvidas: é o franco favorito ao título.
O São Paulo tomou um gol no finzinho e deixou o Peixe escapar. Pra mim, dificilmente o título sai da Vila. Na vigésima rodada, conhecemos o campeão. (aqui não vai nenhuma crítica aos pontos corridos, gosto do sistema, considero o mais justo) Palmas pro Luxemburgo, a cada ano mostra que sabe muito de seu ofício.
Peço ajuda aos blogueiros: no ano passado, em que rodada o Cruzeiro disparou sem ser mais alcançado?
Resta agora a disputa pelas vagas na Libertadores, que promete ser emocionante, dado o equilíbrio abaixo do Santos virtual campeão.
E a luta pelo rebaixamento também reservará emoções fortes, principalmente aos torcedores dos times envolvidos, como eu.