segunda-feira, novembro 28, 2005

SEGUNDONA VIROU REALIDADE

Quando o Fluminense caiu, há vários anos, foi uma surpresa geral. Depois, cairam de uma só vez Palmeiras e Botafogo, mais 2 campeões brasileiros, mais um susto. Aí caiu o Bahia, de novo, e o Grêmio. Todos membros do Clube dos 13, todos campeões brasileiros da Série A.

Agora foi a vez do Atlético Mineiro. Minas era o único estado do clube dos 13 ileso. Não é mais. E o Coritiba, que também já foi campeão, deve ser o último a ir para o ralo. A Série B virou realidade, como é no Campeonato Italiano, por exemplo, onde é normal cair e subir. Ontem, após o final da rodada, imaginava ouvir muito do Galvão Bueno sobre o rebaixamento do Galo, mas ele pouco falou. Limitou-se a relacionar os 3 que já haviam sido rebaixados.

Engraçado como isto se tornou algo trivial. O nivelamento por baixo do futebol brasileiro tornou a Série B algo aceitável. Parece até que daqui a algum tempo ambas as séries terão o mesmo pêso em termos de tradição e torcida.

Aos que ficaram de novo por um fio, caso típico do Flamengo, o destino dá mais uma chance de mudar tudo e entrar em 2006 com o pé direito, com seriedade e planejamento. E aos que ficaram lá em cima na tabela serve também o conselho: se bobearem em 2006 vão cair também. O Brasileirão tá foda.

Igor

sábado, novembro 26, 2005

I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL !!!

O que aconteceu hoje em Recife foi a coisa mais bizarra que já vi em futebol. A RedeTv mostrou Náutico e Grêmio para S.J. dos Campos, onde estou. Torci pelo Náutico feito louco. Estava feliz com a subida do Santa Cruz, time que gosto desde criança. Bastava ao Náutico uma vitória simples para fazer a dobradinha pernbambucana na Série A de 2006. Pois eles conseguiram perder 2 pênaltis no mesmo jogo e ainda tomar um gol quando o Grêmio tinha 8 em campo, aos mais de 60 minutos do segundo tempo!

O juiz foi uma merda. Havia dado um pênalti no primeiro tempo, que houve, e o cara do Náutico chutou na trave. No segundo tempo, houve um pênalti claro do goleirinho do Grêmio no atacante do Náutico que o havia driblado dentro da área, e o juizão deu uma de Márcio Rezende. Com peso na consciência, 2 minutos depois ele viu pênalti num lance absurdo e marcou. Foi um quiprocó danado, polícia em campo (truculenta como sempre), 20 minutos de paralização e o Grêmio ficou com 8 contra 11. Pensei que eles se retirariam de campo, mas não. O cara do Náutico atrasou para o goleiro. A galera puta da vida começou a deixar o campo. Num contra-ataque, o Anderson fez 1 a 0 e o Grêmio ganhou a vaga, o jogo e o título da Série B.

Pelo que fez - ou deixou de fazer hoje - o Náutico merece ficar mais 10 anos na Série B.

Parabéns ao Gabriel, que acertou os 2 classificados.

Igor

sexta-feira, novembro 25, 2005

George Best

Olha, acabei de escutar aqui na Globonews o Tony Blair afirmando que o George Best foi o melhor jogador de sua época. Não da Irlanda, não da Grã-Bretanha, mas do planeta. Levando-se em conta que ele jogou na década de 1960, trata-se evidentemente de mais um erro crasso do primeiro-ministro inglês, tão ou mais grave do que aceitar as "provas" americanas de que Saddam Hussein estava entupido de armas químicas. George Best era bom pracaralho, mas não o melhor.

"Pelé called me the greatest footballer in the world. That is the ultimate salute to my life", disse ele certa vez. Quem souber de outras boas frases dele, pode ir lá no tópico sobre ele na Wikipedia (clique aqui) e acrescentar na página.

Não o vi jogar, vi apenas alguns lances de sua curta e vitoriosa carreira. Li muito sobre sua vida ex-campo, suas farras, os porres, as brigas, as mulheres. Bon vivant clássico! Era um Paulo Cesar Caju irlandês, digamos assim. Gosto de figuras como ele, que não passam pelo mundo à toa. Nem seguem os conselho babaquara que o Carlos Alberto Sardenbergh dá todas as sextas-feiras na CBN, para que aproveitemos o fim de semana com moderação.

Quem muito moderado é, não vive metade do que a vida pode oferecer. Best, que se foi aos 60, que o diga.

RECIFE : FESTA GARANTIDA

Vejam que interessante: embora os 4 clubes ainda tenham chance de chegar à Série A em 2006, a PM de Recife já sabe que haverá festa na cidade. Se der Santa, festa dos tricolores. Se der Náutico, dos alvi-rubros. Se ambos subirem, haverá Carnaval fora de época em Recife. E se nenhum subir... Bem, aí a festa será dos rubro-negros do Sport. Interessante, não?

Como os 2 times jogarão em Recife ao mesmo tempo, contra Lusa e Grêmio, o esquema da PM será o seguinte: se um time de PE subir e outro não, a torcida do que não subir deixará o estádio 20 minutos antes, para evitar encontro com os rivais que estiverem comemorando. Mas se ambos subirem ou ambos naufragarem, aí poderão sair ao mesmo tempo, pois ou estarão comemorando juntas, ou se consolando mutuamente...

Espero que dê tudo certo.

Igor

segunda-feira, novembro 21, 2005

E AÍ, PEIXE ?

Era uma vez um cara que decidiu ser jogador de futebol. Profissionalismo sempre passou longe dele. Nunca gostou de treinar, odiou e criou polêmicas em concentrações, sempre caiu na gandaia à noite. Bebia e passava as madrugadas em claro com mulheres. Sempre chegava atrasado aos treinos e nunca foi muito de correr em campo.

Só que, como poucos, sempre teve um talento ímpar para o futebol. Seu nome, Romário. Seu codnome, GOL. Foi campeão por onde passou. Preterido certa vez pela CT da seleção, teve que ser chamado às pressas para salvar a seleção do vexame de não ir à Copa dos EUA. E salvou. Mais do que isso, jogou sozinho a Copa e deu ao país a quarta estrela no escudo que havia 24 anos o país buscava.

Com Romário sempre foi assim: relação de amor e ódio. Não houve meio-termo. Cansaram de aposentá-lo nos últimos anos. A cada início de temporada lá vem a imprensa pedir para que ele pare e criticar o clube do Rio, sempre do Rio, que o aceitou naquele ano. E foi assim neste ano, com o Vasco. Só que o que parecia impossível aconteceu, e o Vasco se livrou da segundona. Mérito do Renato Gaúcho, mérito do elenco - limitadíssimo - como um todo, mas, sobretudo, mérito do Romário.

O cara tem apenas 39 anos ! É quase um quarentão jogando ao lado e contra moleques que têm idade para serem seus filhos. Romário não corre. Também, nunca correu. Só que agora mais se parece com um açucareiro, com as mão na cintura dentro da área. Só que continua a fazer o que como pouquíssimos sempre soube fazer: GOLS e mais GOLS. Com quase 40 nas costas, Romário salvou o Vasco e é simplesmente o vice-artilheiro do campeonato, com 20 gols, um a menos que o artilheiro Robgol. Tem tudo para ser o artilheiro do Brasileirão 2005.

Querem saber? Torço para que seja. Só para calar a boca de tanta gente que arrota sabedoria pelos microfones do Brasil e não entende bosta nenhuma de bola, porque jamais chutou uma. Romário sabe muito de bola. Erra prá caramba quando resolve falar, mas não é o único. Só que pelo que já fez e continua fazendo, mereceria mais respeito. Os bostões dos microfones continuam a bajular o Ronaldo Bola, o fenômeno atacante que não marca gols (?!), e se esquece de quem continua a fazer, mesmo jogando ao lado de um time (?) como o do Vasco.

Bolão, Romário. E valeu, peixe !

Igor

O corintiano e o tucano

Tenho um amigo que é corintiano. E outro que é tucano.
O corintiano não acredita em teses conspiratórias. O tucano também não.
O corintiano acusa os demais times, principalmente o Flamengo, de roubar seus jogos pra não cair pra segundona. O tucano também acusa seus adversários de roubo, nesse caso em benefício de um expediente de segunda até no nome: o caixa dois.
Eu acho que o corintiano aponta o erro dos outros pra esconder os seus, muito mais graves e evidentes. Tenho a impressão de que o tucano faz o mesmo. Aliás, eu acho que o corintiano e o tucano são a mesma pessoa.

Melou de vez

Com mais uma providencial participação de Márcio Rezende de Freitas, o campeonato brasileiro melou de vez. Ele definiu o campeonato ontem a favor do Corinthians e de quebra premiou os goleiros que dão voadoras no meio da perna do adversário. Aliás, Fábio Costa há tempos deveria sair de campo algemado para uma das inúmeras CDPs inauguradas pelo Gerarrrrrrrrrrrdo no interiorrrrrrrrrr de São Paulo.

Enfim, para todos os efeitos, o 'timão' será o campeão de 2005. De mentirinha, mas campeão... É bom o Kia se acostumar com essas pataquadas. Se ele achou que seria fácil vender o espetáculo pra gringo ver, já mudou de opinião. Mas riu por último e se continuar nesse ritmo, mudará de vez o esporte-símbolo nacional. E não deixa de ser irônico - pra não dizer vergonhoso - ver um iraniano mostrando aos silvícolas como se faz pra ganhar dinheiro com o futebol...

domingo, novembro 20, 2005

CADA TITÃ NO SEU DEVIDO LUGAR

Inspirado no blog do Paulo, quero apenas registrar que o baile do Barcelona em plena arena adversária não foi surpresa alguma para mim. Deu a exata noção do que é um time e do que gostaria de ser o outro.

As vedetes de Madrid, chefiadas pelo insuportável homem do ego galático, sucumbiu à força do Barcelona. O Real Madrid não passa de um bando de bundas-moles. E mais: não fosse o fato da Espanha ter um campeonato com apenas 2 clubes e mais 18 figurantes, não terminariam este ano nem no segundo lugar.

Para terminar, a partida de ontem serviu para mostrar mais uma vez nos últimos anos - deve ter sido a milésima - qual dos Ronaldos é o verdadeiro fenômeno do futebol e quem é o maior fenômeno de marketing já criado no futebol, ao lado de Xuxa Beckham.

E... Robinho: cadê o futebol, meu chapa? Será que, como seu amigo Diego, você só sabe jogar contra os pernas-de-pau aqui do futebol brasileiro?

Há, Há, Há ! Como é bom ver o Real e seu time de ladies sifu...

Igor

quinta-feira, novembro 10, 2005

COMO ANTIGAMENTE, JAMAIS !

Nesta semana recebemos uma comitiva da matriz, dos EUA, aqui na empresa. Junto veio um cara radicado nos EUA, mas que é indiano. Ele simplesmente ama futebol e, em particular, o futebol brasileiro. Lembra-se da Copa de 82, cita Zico, Paolo Rossi, diz não se conformar até hoje com o desastre de Sarriá.

A certa altura, ele comentou: quando eu morava na Índia via um monte de camisas do Santos. Todos sabiam que o Santos era o time do Pelé e torciam para o clube. Em 82 todos nós sabíamos que o Zico era do Flamengo. Hoje torcemos lá pela seleção brasileira e sabemos que Ronaldo e outros são brasileiros atuando na Europa. Só que ninguém sabe dizer em quais clubes brasileiros esses jogadores jogaram.

Interessante, não?

Igor

segunda-feira, novembro 07, 2005

O PIOR DE TUDO...

Pior do que os 7 a 1, pior do que os 4 a 0 contra: ontem eu voltava de São José dos Campos com o meu filho, que vinha sentado na cadeirinha no banco de trás. Eu vinha ouvindo Corinthians e Santos. Segundo tempo de jogo e aquela chuva de gols a cada 5 minutos, com gritos histéricos do José Silvério, hino do Corinthians prá todo lado e repórteres de campo se desmanchando de elogios ao time dos caras. Após o 5o. gol, o Silvério gritando Corinthians e o Enrico, meu filho, começa a repetir: ÍNTIA, ÍNTIA, apontando para o rádio e olhando prá mim.Minha reação: O QUE É ISSO, FILHO ?! e ele repetiu: ÍNTIA.
Só me restou desligar o rádio e parar de ouvir o jogo.
Foi de arrasar.

Igor

Uma goleada esclarecedora

Depois do massacre de ontem, está claro que:

1 - A diretoria do Santos e Robinho são os principais responsáveis pela queda vertiginosa no rendimento da equipe. Os dirigentes desmontaram um time bom de uma hora para outra no meio do campeonato e ainda trocaram inexplicavelmente o técnico Gallo pelo insosso Nelsinho. E o craque fez de tudo pra ser negociado, desestabilizando o grupo e revelando uma falta de gratidão e respeito cada vez mais comuns no futebol brasileiro. Mercenarismo pouco é bobagem...

2 - Kia não estava brincando quando começou a investir por aqui. Pelo planejamento inicial, esperava um título em dois, três anos. Parece que virá na primeira temporada. Vamos aguardar seus próximos passos, mas está claro e evidente que 99% da imprensa errou feio ao menosprezar o iraniano...

3 - Tevez é craque.

4 - Antônio Lopes não é o retranqueiro que cismaram que ele é.

5 - Roger não é e nunca foi jogador decisivo e sua saída até deixa a equipe mais ágil. Roger é displicente e mascarado. Sempre foi assim, desde os remotos tempos de Fluminense, sempre será.

sexta-feira, novembro 04, 2005

Maradona é o cara!



Maradona é Rollings Stones, Pelé é Beatles (na fase mais careta); El Pibe é rua, protesto, napa na cocaína, recuperação em Cuba, amigo de Fidel, fã de Che, Pelé é Caras, Credicard, Vitasay, corporações, corporações; Maradona é bad boy que sabe ser gentleman, como quando convidou seu arquirival Pelé para seu programa de TV, Pelé é o bom garoto que não sai dos trilhos, é o Lineu que se deixa envolver em falcatruas por inocência, ignorância ou estupidez mesmo; Maradona é deus pagão, cheio de amor e fúria, Pelé é o deus carola dos católicos tfp; o argentino vai às ruas para protestar contra Bush e afins, o brasileiro quer se aposentar e viver num rancho a la Caras...

NÃO FALEI ?

O Palmeiras continua com sua missão de tentar levantar defuntos no campeonato. Ontem a generosidade foi com o Flamengo que, de novo, nos venceu em casa às portas do rebaixamento. Previ isto ontem, o que não foi difícil de fazer. O Palmeiras tem um time ruim que se recuperou em parte por causa do técnico. Só que apenas técnico não dá título a ninguém. Se quisermos algo em 2006 teremos que buscar pelo menos 4 ótimos jogadores: 2 laterais, um meia e um centro-avante de verdade. Senão, babau.

Quanto à missão de ser misericordioso, somente Atlético MG e Paysandu não se beneficiaram disto. Perdemos para Flamengo e Brasiliense e empatamos em casa com Figueirense.

Time fraco. Espero que façam uma limpeza à altura para 2006.

Igor

quinta-feira, novembro 03, 2005

A ÚNICA CERTEZA

Muitos davam como certo o título do Corinthians, entre eles, eu. Ainda acho que está com a mão na taça, mas uma vitória do Inter hoje, somada ao rabo fenomenal que o Fluminense tem tido nos acrécimos poderá mesmo mudar isto.

De resto, a única certeza que tenho é a de que o Atlético vai freqüentar a segundona em 2006. Não tem mais jeito. A sorte que tem sobrado ao Fluminense e que também vinha sobrando ao Corinthians está muito longe do time de BH. Enquanto os outros vencem ou se salvam em cima da hora, o Galo perde de virada em casa em poucos minutos ou toma gol de empate no finalzinho. É o desfecho mais do que anunciado de um namoro de anos. Namoro, aliás, que também tem se arrastado pelos lados do Flamengo.

Incrível como esse papo de Série B está virando algo trivial. Todo ano cai algum "grande". Apartir do ano que vem vai ficar mais difícil, pois só vão cair 2. Bem, isso se não derem um jeito de virar a mesa neste ano, hipótese que eu não abandono até que o campeonato acabe, subam os que tenham que subir e caiam os que tenham que descer.

O Amorim falou que vai ver Palmeiras e Flamengo pelo PPV hoje. Vamos ver no que dá. Para ser bem sincero, Amorim, acho que esse jogo tá com uma cara danada de dar Flamengo. O Palmeiras melhorou com o Leão, mas ainda está a anos-luz de ser um time confiável.

Igor