domingo, janeiro 29, 2006

FRASES DE ROMÁRIO

Sem medo de ser polêmico, aos quarenta:

"Quando eu nasci, papai do céu apontou o dedo para mim e disse: esse é o cara"

"Pelé marcou gol contra a seleção do Exército e valeu; marcou gol de terno na demolição de Wembley e valeu; eu não posso fazer gol contra time da 3a. divisão que vem um monte de babaca encher o saco"

"Se depender da parte técnica ainda vou jogar muitos anos, porque os que estão surgindo agora são muito ruins"

Igor

OS PINGOS NOS I´S

Eu consigo entender perfeitamente o que disse o Jorge. Eu também não me pauto apenas por dinheiro, embora goste dele. Jamais trabalharia numa empresa de cigarros ou numa de armas, por exemplo. Há um limite de ética própria que varia de pessoa para pessoa. Não critico quem o faz. Apenas digo que, para mim, não daria.

Realmente os contratos contêm cláusulas de recisão. Vale tanto para uma parte quanto para a outra. Da mesma forma que o jogador decide ir embora, o clube pode decidir afastá-lo sem dar maiores explicações. É uma relação profissional.

Porém, em que pese o fato de sermos todos retardados, hipocrisia irrita em qualquer momento. Até mesmo quem defende a independência do Grafite, como o Gabriel, por exemplo, vai às lágrimas quando um Amoroso ou um Grafite faz juras de amor eterno ao clube. Acho que quem entende tão bem este lado dos atletas não deveria sequer comentar atitudes demagógicas de jogadores, que são tão reais quanto notas de 3 dólares.

Ontem almocei com um amigo são-paulino e sua família (o Mané, do Arqui, Gabriel e Guido o conhecem). Perto do fanatismo da família - o avô do Mané foi fundador do SPFC - Gabriel e Guido são fichinha. Gostaria que vocês tivessem ouvido a opinião de todos sobre o Grafite. Não pelo fato de ter saído - eles entenderam os lados de Cicinho e Amoroso - mas pela forma como tudo aconteceu.

Ouvi, há pouco, entrevista do preparador físico do Santos, que trabalha com o Lixo e esteve com ele no Real Madrid. O cara disse claramente que o que manda no clube é o marketing. Em outras palavras, muitos jogadores (?) estão mais preocupados com as câmeras do que com o futebol. Nem precisamos dizer quais. Aos racionais e profissionais do blog eu pergunto: e isso, é profissionalismo? Talvez seja este o modelo que muitos defendam para o Brasil. Talvez morram de vontade de ver caras como Roberto Carlos, Beckham e Ronaldo aqui.

Sinceramente, prefiro ser retardado a torcer para um time como aquele. Viva o futebol de coração. Viva o amor à camisa. Ainda que de uns poucos que respeitam retardados como eu.

Igor

sexta-feira, janeiro 27, 2006

O MARTIN LUTHER KING TRICOLOR

Pois é. Nada como algumas poucas semanas para sepultar totalmente todos os confetes já jogados em cima de alguém, não é verdade? Pelo menos no futebol.
Há alguns meses Grafite foi cantado em prosa e verso aqui pelo Gabriel como o MLK do Morumbi. Aquele que, muito além de ser jogador de futebol, representava um grito de liberdade, de ética e blá, blá, blá...

A torcida do SP até se esqueceu de que, há pouco tempo, quis pendurá-lo pelo saco no meio do gramado por ser ele o jogador que "salvou" o Corinthians da Série B do Paulista há 2 ou 3 anos. São Paulo, Grafite, Amoroso, Autuori, todos viviam uma lua de mel invejável após o glorioso ano de 2005. Eram juras de amor eterno para lá e para cá. Até Cicinho chegou a cogitar prorrogar sua permanência no Morumbi até o meio do ano.

Bem, aí veio 2006. Com ele vieram algumas propostas milionárias - outras nem tanto. Cicinho, claro, foi esperto e seguiu logo para Madrid, antes que o clube que já estava com os brasileiros pelas tampas desistisse dele. Autuori saiu à francesa, de fininho. Sem mudar seu tom de voz de lorde inglês, pediu o chapéu e foi pro Japão. Depois foi a vez de Amoroso sucumbir aos muitos milhões do Milan.

Faltava Grafite. Ou melhor, Martin Luther King, segundo o Gabriel. Esse resolveu sair mesmo no melhor estilo "marido que abandona a mulher". Saiu pela porta dos fundos, vendo voar louças e chinelos para todo lado. Chegou a ser "recebido calorosamente" - e põe calorosamente nisso - por torcedores enfurecidos do lado de fora do Morumbi. Vai ter que brigar na Justiça contra o ex-clube, que faz o papel da mulher traída e diz "não dou, não dou, não dou !".

Nada como um dia após o outro.

Ah, antes que o Júlio entenda tudo errado de novo, não critico jogadores ou técnicos por aceitarem melhores propostas financeiras. Critico apenas a forma como as coisas são feitas e ditas no futebol. É hipocrisia demais.

De todos os citados acima, acho que o único que fez cagada foi Grafite. O cara vai ganhar um bom dinheiro? Parece que vai. Só que vai jogar no Le Mans, uma espécie de Novorizontino do futebol francês. Se esperasse mais alguns meses, jogaria a Libertadores e seria certamente assediado por clubes mais interessantes da Europa, quando o mercado abrisse no meio do ano. Para isso, teria apenas que ter aceitado a prorrogação do seu contrato por 6 meses pelo mesmo valor que recebia. Seria uma aposta a médio prazo, mas acho que valeria a pena. Só que cabecinha de jogador de futebol...

Igor

quinta-feira, janeiro 26, 2006

UMA NOVA FASE SCOLARIANA ?

A fase de Scolari no Palmeiras entrou para a história do clube. Foram 3 títulos inéditos: o da Copa do Brasil em 98, o da Libertadores em 99, e o da Copa Mercosul. Além deles houve 3 vice-campeonatos, o Brasileiro de 97, o Paulista de 99 e o da Libertadores de 2000.

Apesar disso, eu me lembro que sofria muito a cada jogo. O time jogava para o gasto. Ganhava apertado, sofrido. Mas ganhava, e hoje todos nós palmeirenses temos saudade daquele tempo.

O início deste ano, no papel, está perfeito: 4 vitórias no Paulista e uma pela pré-Libertadores. 100% de aproveitamento em um momento em que todos os demais grandes estão tropeçando. Contudo, não consigo relaxar. Vi quase todos os jogos e sofri em todos eles. Em nenhum o Palmeiras jogou bem ou ganhou com folga. Sempre no aperto, como ontem. O adversário é fraquíssimo, mas vencemos aos trancos e barrancos e com 2 gols irregulares.

Há muita semelhança entre o atual Palmeiras e o de Scolari. Ambos jogam feio, pelo resultado. Ambos têm na raça e na vontade de vencer seu principal trunfo. Ambos têm treinadores exigentes, competentes e com total respaldo da torcida. Espero que as coincidências não parem por aí. Espero que o Palmeiras de Leão seja tão vitorioso quanto o do Felipão. A começar por este Paulista. Nós, palmeirenses, já estamos merecendo isso.

Igor

terça-feira, janeiro 24, 2006

Pisada na bola

Leão criticou a bola da Liebrtadores. A nova pelota da Nike tem uma pintura degradê que vai do branco para o dourado. O técnico do Palmeiras - um dos melhores goleiros do Brasil na minha opinião - disse que a bola deve atrapalhar a visão dos goleiros e completou: "Parece Fashion week, coisa de viado". Gamarra entrou na onda e também criticou a nova bola. Não sei se ela é boa - não sou jogador de futebol, nem vi a dita cuja - mas isso mais parece ação de marketing da Adidas, rival da Nike e nova fornecedora do uniforme do Palestra. E o Leão poderia ser um pouco mais sensato nas declarações, do jeito que tá o Edmundo deve perder o título de Animal do Parque Antártica.

segunda-feira, janeiro 23, 2006

TORNEIO DO BOQUEIRÃO, GABRIEL ?

Amigos,

Estes posts, abaixo, foram escritos pelo nosso grande amigo tricolor Gabriel, em 30 de março e em 3 de abril de 2005, respectivamente às vésperas e logo após a conquista do título paulista daquele ano pelo SPFC. O segundo blog foi assinado com o pseudônimo Cláudia, mas tudo bem. Foi escrito mesmo pelo nosso amigo.

Vejam só o que quero dizer com incoerência e com desdém. Como ele mesmo disse, foi às lágrimas com o título PAULISTA após tantos anos de fila. Agora vem com esse papo de que vale tanto quanto o torneio do Boqueirão ?

Nada mais a acrescentar. Leiam e concluam.

Igor

DECISÃO DE ARREPIAR
Salve o Tricolor paulista!Amado clube brasileiroTu és forte, tu és grandeEntre os grandes, és o primeiroTu és forte, tu és grandeEntre os grandes és o primeiro!Oh, Tricolor,Clube bem amadoAs tuas glóriasVêm do passadoOh, Tricolor,Ô, ô, ô, ô,Clube bem amadoAs tuas glóriasVêm do passado(Como não vou poder estar na grande decisão do Pacaembu para soprar a bola, junto com a torcida mais bonita e fanática do Brasil, registro aqui no blog mais uma voz cantando a mais arrepiante das músicas, o hino que certamente será entoado por 35 000 bocas amanhã no Pacaembu. Vai, Tricolor! Contra tudo e contra todos, com muita garra, ainda haveremos de ganhar este campeonato na finalíssima contra a Lusa!)

A GARRA E A TORCIDA FIZERAM A DIFERENCA
Foi o melhor campeonato paulista dos ultimos tempos. Pela primeira vez em muitos anos os quatro grandes do Estado entraram para arrebentar. O Santos manteve a base do imbativel time campeao brasileiro. O Corinthians gastou 100 milhoes de dolares na formacao de um time galactico. O Palmeiras, mais fraco que os dois, confiava nos dois craques de seu elenco: Pedrinho e Marcos, o melhor goleiro do Brasil. Contra eles, o Sao Paulo Futebol Clube pela primeira vez em muitas decadas apresentava um elenco sem um unico jogador que pudesse ser chamado de craque. Mas tinha suas compensacoes. O Sao Paulo, historicamente, sempre teve a garra que faltou a Corinthians, Santos e Palmeiras, desencadeada pelo manto sagrado tricolor. O Sao Paulo sempre teve uma torcida muito mais fanatica do que Corinthians, Santos e Palmeiras. E ambas -- garra e torcida -- fizeram a diferenca. O primo pobre entre os times de Sao Paulo, definido por seu fundador, o monsenhor Bastos, como onze camisas e uma paixao, fez prevalecer a paixao. Ganhou o campeonato num dos jogos mais emocionantes da historia do futebol, dando oleh no estrelado Santos de Robinho. Sintomatico que, no primeiro paulistao sob a vigencia dos Idiotas da Objetividade, o Sao Paulo tenha confirmado com sobras seu apelido: TIME DA GARRA! Corinthians, Palmeiras e Santos podem ter dinheiro, mas quando se trata de honrar a camisa ninguem se iguala a nos. Principalmente quando a torcida mais bonita do mundo comeca a cantar em peso, no estadio, a musica mais bonita do mundo, a plenos pulmoes, como fez hoje a partir dos vinte minutos do segundo tempo, me fazendo chorar em frente aa televisao: SALVE O TRICOLOR PAULISTA,AMADO CLUBE BRASILEIROTU ES FORTE, TU ES GRANDEENTRE OS GRANDES ES O PRIMEIROOH, TRICOLOR,CLUBE BEM AMADO,AS TUAS GLORIASVEM DO PASSADOParabens ao TIME DA GARRA, merecidamente campeao paulista de 2005!

VASCO X BOTAFOGO

Lembro-me de ter ouvido, há algum tempo, que o Botafogo era freguês de caderneta do Vasco. Ontem, após a vitória do Botafogo fui buscar alguns dados a respeito. No site netvasco vi a história dos 284 confrontos realizados até outubro de 2005: 127 vitórias do Vasco contra apenas 71 do Botafogo; 436 gols do Vasco contra 352 do Botafogo.

Ou seja, mesmo com a vitória de ontem, a vantagem é bestial: 127 a 72. Duvido que haja diferença maior entre dois outros grandes no Brasil. Detalhe: nem na época aúrea de Garrincha a coisa se inverteu. Os botafoguenses sempre tomaram piaba dos vascaínos.

Comentário à parte: acho que Romário chegará mesmo aos 1000 gols. Nem serão necessários novos amistosos-mandraque contra os cegos do Instituto Padre Chico, APAE e outros.

Igor

quinta-feira, janeiro 12, 2006

MONEY TALKS...

Nosso amigo Amoroso deu uma pisada feia na bola. Antes do Mundial do Japão, dizia que deixaria o clube para jogar no exterior. Porém, no calor da brilhante conquista e da festa apoteótica que a massa tricolor fez pelas ruas de SP, capaz de emocionar até palmeirenses como eu, Amoroso plagiou D.Pedro I e disse que ficaria no Morumbi.

Passaram-se alguns dias, vieram as férias, e junto com elas um convite do Milan com muito mais grana na jogada, lógico. E aí...Bem, aí foram pelo ralo todas as juras de amor eterno ao SPFC que Amoroso fez ao desembarcar vindo do Japão. Seu papelão só não foi maior que o do Autuori.

Amoroso fará falta. Mas quanto ao técnico, acho que o SPFC estará muito melhor nas mãos do Muricy. Desde que dêem tempo a ele, como fez o Inter, e não repitam o que fizeram com ele na sua passagem anterior pelo Morumbi.

Igor

quarta-feira, janeiro 11, 2006

E O MATTHÄUS, HEIN ?

Estranho ninguém ter comentado até agora. Acho que tá todo mundo de ressaca do Reveillon...
Acham que o cara vai dar certo no Atlético-PR? Fiquei surpeso com a ousadia do clube. Ninguém pode negar que o Atlético seja um clube diferenciado, inovador. O cara deverá gostar da estrutura do clube, que se não se compara aos da Europa, pelo menos é uma das melhores do Brasil.

Quanto a dar certo ou não, não sei o que dizer. A língua será uma barreira e tanto, mas é bom lembrar que técnicos brasileiros dão certo no Japão, na Arábia etc. Tomara dê certo.

Igor

VAI COMEÇAR O PAULISTÃO

Respeito quem o considere um torneio menor, mas eu adoro o Campeonato Paulista. Por muito tempo ele foi o campeonato de maior rivalidade do Brasil, que empolgava mais até que o Brasileiro. Na verdade, acho que hoje muitos desdenham o campeonato da boca para fora. Na hora do vamos ver todo mundo quer ganhar.

O deste ano deverá ser de arrepiar. Antonio Lopes já deu o tom, dizendo que eles querem ganhar o Paulista também, não só a Libertadores. O Santos, idem, já que não o conquista há 22 anos. Palmeiras também precisa do Paulista, pois desde 99 não vence algo que preste. E até o São Paulo, apesar de desdenhar, quer o bi-campeonato. Afinal, comemoraram feito loucos o Paulista do ano passado, justamente porque serviu para tirá-los de uma incômoda fila sem títulos importantes.

Isso sem falar em Guarani, Lusa e Ponte, que vêem no Paulista uma forma de estar em evidência, sobretudo Lusa e Bugre, que estão na Série B do Brasileirão.

Bom campeonato e ótimo 2006 a todos!

Igor