quarta-feira, agosto 30, 2006

FALTAM 18

E Romário parece que vai mesmo chegar aos 1000 gols. Faltam apenas 18, pelas suas contas. Disse que quer voltar ao Vasco e marcar o milésimo lá. Eurico já disse que espera por ele.
Se eu fosse Romário tentaria chegar aos 1020 para não deixar dúvidas. Isso porque muitos questionaram os amistosos-fantasia que o Vasco fez com clubes da quinta divisão do futebol carioca para Romário marcar.
Ele se defende dizendo que para o Pelé valeram até gols marcados pelo time do Exécito...
Pelo sim, pelo não, eu tentaria chegar aos 1020.
AÊ, PEIXE! AQUELA "FORFA" !

Igor

terça-feira, agosto 29, 2006

SE A PROFECIA DO GABRIEL ESTIVER CERTA...

Nosso amigo tricolor Gabriel disse para anotarmos: o Corinthians vai perder mais 3 seguidas e o Leão irá para o Japão.
Os três próximos jogos dos caras serão: S.Caetano, no ABC, Ponte, em SP, e SPFC. Como o SPFC é o maior derrubador de técnicos corinthianos da história, talvez essa seja mais uma oportunidade.
Vamos esperar para cobrar o profeta...

Igor

segunda-feira, agosto 28, 2006

ALGUNS CARAS MERECEM O QUE GANHAM

Leão deve estar ganhando algumas centenas de milhares de reais por mês no Corinthians. Se não estivesse, não teria largado o conforto de dirigir o São Caetano, um clube que vai sempre correr por fora e que qualquer coisa será lucro junto à diminuta ou quase inexistente torcida.

No Corinthians, o desafio é oposto. Leão pegou o time na vice-lanterna, ou na lanterna, sei lá. Chegou rugindo para todos os lados com respaldo do Dualib, tá certo, mas sem apoio muito entusiasmado da MSI. Assumiu um time fragmentado. Dizer que o grupo está dividido é eufemismo, está mesmo aos cacos. Como disse o Citadini, se só houvesse 2 grupos no elenco seria uma maravilha. Pegou um grupo que tinha elementos prá lá de desagregadores, verdadeiros experts no assunto, como Ricardinho e Marcelinho. Além deles, Tevez, o craque-problema que gerou enormes ciúmes entre o elenco.

Leão fez uma aposta pesada. Como sempre se especulava, chegou para pôr fim ao reinado do Tevez. Tirou-lhe a braçadeira de capitão, zombou do jeito que o cara fala (fala?!) e o proibiu de defender a Argentina no amistoso contra o Brasil. Enfim, apostou alto e tomou o troco com o sumiço do cara.

Ontem foi a vez do Mascherano fazer aquele papelão. Não se pode afirmar que ele tenha forçado a expulsão, mas quem viu o lance tem sérias suspeitas a respeito porque ela foi simplesmente ridícula. Leão, na coletiva, botou panos quentes. Mas quem o conhece sabe que debaixo dos cabelos brancos ele fervia de ódio do cara.

É improvável que Mascherano continue por lá, sobretudo com a saída do hermano Tevez. E como vai ficar Leão? Não haverá meio-termo: se o Corinthians se recuperar e voltar a vencer de forma convincente, vai provar que era ele o cara que faltava ao clube, e não os craques argentinos. Terá, como parecia ter até o jogo de ontem, o apoio de 3/4 da torcida. Mas se o time continuar a perder não vai comer peru de Natal como técnico do clube, porque os que hoje o apoiam vão querer sua cabeça por ter sido o responsável pela saída dos gringos, ainda que isto já fosse certo e ele nada tenha influenciado.

Enfim, Leão é um cara de decisões. Pode-se falar o que quiser dele, menos acusá-lo de omissão em momentos difíceis. Ele assume a responsabilidade e toma deciões ousadas. Por isso ganha o que ganha. Zona de conforto não é com ele. Tenho algumas ressalvas a ele, mas o admiro. Se tiver um mínimo de apoio da diretoria vai colocar o Corinthians nos eixos.

Igor

sexta-feira, agosto 25, 2006

3a. CAMISA DO SANTOS

O Terra mostrou foto da camisa no.3 do Santos, que a Umbro vai lançar em breve. É listrada em azul e branco, com o escudo no meio. Muito bonita, por sinal. Trata-se de uma homenagem às origens do clube, oriundo de uma reunião ocorrida em 1912 num clube chamado Concórdia, cujas cores eram o azul e o branco.

Há alguns meses eu participei de uma ação da Adidas, em que os palmeirenses votaram em 1 de 3 modelos sugeridos para a camisa no.3. Ainda não anunciaram o modelo vencedor, mas parece que foi um em que a camisa é prateada.

Não sei a opinião de vocês, mas gosto muito dessas iniciativas. As terceiras camisas são comuns na Europa, e os clubes as usam em eventos amistosos ou em competições secundárias. A Parmalat trouxe esse conceito para o Palmeiras. Depois me lembro que o Fluminense também inovou com aquela camisa laranja, muito bonita. Coisas assim geram receitas adicionais aos clubes uma vez que muita gente acaba comprando uma camisa. Além disso, serve como uma forma a mais de envolver o torcedor com o clube.

Parabéns ao Santos. Tomara realmente lancem esta camisa.

Igor

quinta-feira, agosto 24, 2006

ANTONIO LOPES : QUEBRAMOS SEU GALHO...

Depois do furacão que derrubou 4 técnicos de uma só vez, há duas semanas, somente um continuava desempregado, até ontem. Geninho voltou para o Goiás; PC Gusmão foi para o S.Caetano; e Osvaldo Oliveira foi parar no Cruzeiro. Já o Lopes ainda estava a ver navios. Ontem, nós demos uma mãozinha para ele se recolocar. Mandamos 3 cocos no Flu e o Lopes ganhou seu emprego nas Laranjeiras.

Para quem não viu, vale a pena dar uma olhada no 2o. gol do Palmeiras, feito pelo volante Francis. Foi seu primeiro gol no time A, e foi simplesmente um golaço. Roubou uma bola na linha do meio-campo, driblou 3 jogadores do Flu e meteu no meio das pernas do goleiro.

Nem em meus sonhos mais otimistas eu imaginava ser possível uma reação como essa do meu time. Continuo com os pés no chão. Para quem sentiu de novo o medo da Série B, no momento quero apenas estar suficientemente longe das 4 últimas posições. Ou seja, para quem esteve na merda até a Copa, estar hoje na zona da Sul-Americana já é uma bênção.

Igor

terça-feira, agosto 22, 2006

FICOU CARO, HEIN ?

Apenas 1 milhão de euros. É essa a quantia que o Betis vai cobrar como multa do Ricardo Oliveira, por não ter se apresentado quando deveria ao clube espanhol.

Dinheirinho razoável. Resta saber quem vai bancar, se R.O., ou se S.P.F.C.

Igor

Já vai tarde Caixa D'água

Morreu ontem um dos mais polêmicos dirigentes do futebol brasileiro. O presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio, Eduardo Viana, o Caixa D'Água, sofreu um infarto e Já era. Só quem lamenta a morte do cartola são os torcedores do Americano de Campos, como Julinho, já que o velho Caixa sempre beneficiava o clube. Viana chegou a ser afastado do cargo neste ano pela Justiça porque era mais ladrão que o Maluf. Foi acusado de formação de quadrilha, estelionato, fraude processual, falsidade ideológica e até de evasão de rendas do Maracanã!!! Depois da morte, até os desafetos como Kleber Leite, o presidente do Flamengo, vieram com discursinhos do tipo "era um grande homem". Espero que, finda a era Caixa D'água, as artimanhas nojentas dos cartolas brasileiros também morram. Mas desconfio que estou sendo otimista demais.

segunda-feira, agosto 21, 2006

MELHOR OU PIOR ?

E o nosso amigo Tevez está de malas prontas. Ontem, ainda no gramado, disse - em que língua eu não sei- que aquela poderia ser a sua última partida pelo clube. Hoje, cumpriu o que falou e não deu as caras no clube. Quem conhece o Leão, sabe o que isto significa.

A pergunta agora é se o Corinthians ganhará ou perderá com a sua saída. Imagino que a de Mascherano seja questão de tempo, também, assim como a do Roger Galisteu, que não tem nem um pouquinho de cara de jogador que agrada o King Lion.

Sobre o Tevez, acho difícil prever. Acho que boa parte do grupo não o engole. Mas mesmo não sendo muito querido, o cara joga prá caramba e foi o responsável direto pelas 2 vitórias seguidas.
Eu acho que ele fará muita falta ao clube. Vamos ver.

Igor

O MAIOR DO MUNDO

Ontem, de maneira Épica, Gloriosa e Histórica, Rogério Ceni tornou-se o MAIOR GOLEIRO-ARTILHEIRO DO MUNDO !
Após realizar, de maniera impecável, a defesa de um penalti marcado contra o TIME DA GARRA, Rogério Ceni cumpriu sua histórica sina.
O fato de Muricy Ramalho ser o técnico do aguerrido time, foi o que deu maior beleza ao feito histórico, pois foi ele quem permitiu e incentivou o início da jornada histórica de Rogério Ceni. Nada mais justo.
Que este feito, escrito seja em rocha para a posteridade !
Muito obrigado Rogério Ceni, pela Garra e Dedicação a este time de gigantes, e por tantas alegrias e feitos heróicos proporcionados a este Time de Gigantes, o TIME DA GARRA !!!
Com este feito ele provou que é um dos maiores jogadores(senão o maior) da história do Tricolor Paulista, do futebol brasileiro e mundial !
A Sina Tricolor é ser grande! As suas glórias vem do passado e e projetam um futuro de outras maiores !!!

SALVE ROGÉRIO CENI (o maior goleiro-artilheiro do mundo) !!!
SALVE O TRICOLOR PAULISTA !!!!
SALVE O TIME DA GARRA !!!!!! O MAIOR DO MUNDO !!!!!

Rogério Ceni definitivo

Tá na Coluna do Juca Kfouri de Hoje:

UMA PROMESSA para não ser cumprida: nunca mais falar de Rogério Ceni. Porque se ponha no lugar dele: imagine-se falhando como ele falhou num jogo decisivo como aconteceu diante do Internacional. Como você se comportaria no jogo seguinte? No mínimo, eu suponho, discretamente. Tentaria pegar todas as bolas que fossem ao seu gol e trataria de não querer aparecer demais, para não brincar com a sorte. Pois bem. Eis que a exemplo do Morumbi e do Beira-Rio, o Mineirão vira palco de um grande jogo, admirável mesmo, com os dois times em busca da vitória e com belos lances se alternando. De cara, Fábio, o goleiro do Cruzeiro, realiza ótima defesa em cabeçada de Aloísio. O arqueiro cruzeirense, aliás, será o segundo melhor jogador em campo, autor de mais três defesas impressionantes, duas delas nos últimos minutos da partida, quando o São Paulo quase venceu. Eis que no contra-ataque da primeira grande intervenção de Fábio, uma bola cruzada é desviada pelo zagueiro tricolor Alex Silva e engana Rogério: 1 a 0. O São Paulo continua no ataque, tem o domínio do jogo, mas, em novo rápido contra-ataque, os mineiros fazem 2 a 0 e parecem decretar: de fato, a sorte do São Paulo mudou. Pior: pênalti para o Cruzeiro. O competente Wagner bate e... Rogério Ceni defende. Tudo bem, ele é pago para isso. Em seguida, falta para o São Paulo. Quem vai bater? Rogério Ceni não se omite. Bate. E marca. Marca seu gol de número 63 na carreira, ultrapassa o paraguaio Chilavert. Não passa muito tempo e ele não só faz uma defesa dificílima como evita, no desvio certeiro, que a bola sobre para outro atacante adversário fazer 3 a 1. Mas o fato é que o São Paulo volta ao jogo com a diminuição da diferença e ainda quase empata no fim do primeiro tempo. Vem o segundo tempo, sem a mesma velocidade dos primeiros 45 minutos, porque seria impossível, mas ainda assim muito bom, empolgante, vivo. Aloísio sofre pênalti. Quem vai bater? Pense bem. Você falhou na quarta-feira, você já pegou um pênalti e marcou um gol de falta. Você, além do mais, está compreensivelmente de farol baixo pela perda de um jovem amigo que você mesmo preparava para ser seu eventual substituto, até nas cobranças de falta. Será que você não pensaria: "Já dei minha cota por hoje, se perder o pênalti, posso estragar tudo, tem gente aí capaz de batê-lo"? Mas não. Rogério bate com perfeição e empata o jogo. 2 a 2. Não satisfeito, faz mais uma defesa difícil no fim da partida e garante um empate com sabor especial. Daí a razão da promessa, que certamente não será cumprida, e a pergunta inevitável: falar de Rogério Ceni mais o quê?

quinta-feira, agosto 17, 2006

LI COM ATRASO, SERJÃO...

Como estive atolado com a montagem do famigerado budget, um verdadeiro saco que se repete anualmente, estou pondo em dia os posts.

Claro que me lembro do Bandeira. E como. Faz parte de uma época negra do Palmeiras, anos antes da Parmalat. Antes dele houve um outro engodo: o boliviano Aragonés. Era da seleção boliviana (e daí?), e veio como craque. Na estréia dele nõs ganhamos do SPFC no Pacaembu por 3 a 0. Ele jogou muito, fez gol. E ficou naquilo. Nunca mais fez porra nenhuma. E o pior: naquela época havia o passe, preso ao clube. Acabou o contrato da figura, mas ninguém queria leva-lo embora. Ou seja, ocupava o lugar de um estrangeiro, na época só podia haver 2 por clube. O Palmeiras queria trazer mais gente de fora, mas só se vendesse o Aragonés...

Bandeira, Aragonés, Darinta, Jaime Boni... PQP!

Igor

PROFISSIONALISMO. OU A FALTA DE

1. Frase atribuída a Ronaldo Bola, na concentração da seleção, em plena Copa da Alemanha (segundo blog do Juca Kfouri): tenho 80 milhões (de euros) na conta e estou preso aqui, sem ter o que fazer. Parreira havia dito que esperava de Ronaldo a liderança do grupo durante a Copa. Não surpreende que os caras não tenham passado das oitavas.

2. Leão começou a tirar o Corinthians do buraco. Antes mesmo de pisar no Parque S.Jorge, mandou aquele tal jogador, cujo nome não pronuncio, passear. Como o outro desagregador de grupos, o Ricardinho, também puxou o carro, o Corinthians tem tudo para embalar.

Igor

VOCÊ DECIDE...

De uns tempos para cá, os jogadores brasileiros têm inovado na hora de comemorar os gols. Sem medo do ridículo, eles vão se superando gol a gol.

Escolha o modo mais imbecil de se comemorar um gol:

A) Dançando pagode, junto à bandeirinha de escanteio

B) Levantando a camisa do clube e enfiando atrás da cabeça, para mostrar mensagens estampadas na camiseta de baixo

C) Dando beijinhos na aliança

D) Batendo no peito feito um gorila e gritando coisas como eu sou foda, eu sou o cara !

E) Fazendo aquele gesto patético de embalar um bebê nos braços

F) Apontando para os céus e orando

G) Todas acima. Difícil escolher qual a mais idiota.

Eu fico com a alternativa G, sem dúvida.

Igor

quarta-feira, agosto 16, 2006

Onde está todo mundo?

Assim como nos estádios, a torcida tricolor do blog só aparece quando a maré é boa. Bastou a derrota pro Inter na semana passada pra tricolada desaparecer. Nem um post de "boa sorte" e "eu acredito"? Aí, vai que o time consegue a histórica virada diante do Colorado (opa!) e as bibas voltam frenéticas: "eu já sabia! eu já sabia eu já sabia!".
Melhor falar de política com esse povo.

sábado, agosto 12, 2006

Passou em branco

Ontem a Ponte Preta, o time de futebol mais antigo do país em atividade, completou 106 anos de vida.
Parabéns à brava macaca !

sexta-feira, agosto 11, 2006

A Mítica Sina Tricolor

Já que é para falar sobre mito vamos lá.
Quando penso em mito e no Glorioso Tricolor Paulista, posso apenas fazer a associação com a mitologia nórdica, na qual os deuses sabendo da grande batalha final que se aproxima, da qual sabem que sairão derrotados, chamam os seus melhores guerreiros e partem sem o menor temor para a fatídica batalha (lembra até do hino nacional brasileiro: ..."um filho teu não foge à luta").
Lembro também da história de Davi e Golias, afinal o Inter já pode se considerar o campeão, pois tem o melhor time do Brasil, e travará a batalha em sua casa. Somos pequenos, somos fracos e estamos feridos de morte, mas como disse o Julio, temos raça !
Também lembro da guerra de Tróia, a mais forte cidade da região e com o melhor exército, na época, derrotando seguidamente o melhor do exército grego. Bem como lembro-me do mito da Fênix (afinal o lider do campeonato regional mais disputado do mundo, é o fraco e desarticulado time Tricolor,....O TIME DA GARRA. Campeonato este que dá acesso ao fraco campeonato internacional da Libertadores, que elege o clube apto a disputar o campeonato mundial, igualmente fraco. Coisa para times paraguaios, uruguaios, espanhóis, ingleses, argentinos,....times menores, claro), só para não esquecer da mitologia grega.
Estas são algumas associações que podemos fazer, ao falar de mitos e de um time fraco como o Tricolor Paulista. O TIME DA GARRA, e mero TRIcampeão mundial.
Enquanto isto,...gambás e galinhas disputam uma gloriosa rinha numa fazendinha da Marginal do Tietê sem número. A rinha Amarela.

P.S. Aproveito para colocar aqui o link da narração da Rádio Gaucha de um dos gols do Inter. Espero que todos os torcedores tricolores, assim como espero que Muricy e o TIME DA GARRA, ouçam esta narração. Ele (Muricy) poderia colocar esta narração todos os dias até a final no Beira-Rio.
http://www.microcampvinhedo.com.br/rec.wav

sábado, agosto 05, 2006

Futebol brasileiro nasceu em Bangu?

Lendo o blog Emendas e Sonetos, do meu camarada Mansur, dei com o tópico que reproduzo abaixo, bem interessante. Vou convidá-lo a participar dos Idiotas também. Abraços e boa leitura.

Há uma suspeita, ainda não comprovada, de que o futebol possa ter dado seus primeiros passos, ou chutes, em terras bangüenses, antes que o paulista, filho de ingleses, Charles Miller trouxesse bolas da Inglaterra e iniciasse a prática do esporte em São Paulo. Roberto Assaf, jornalista especializado em futebol, reforça a tese no seu livro(1), e que também é mencionada por Gracilda de Azevedo(3). Consta que a primeira bola entrou em Bangu escondida por Thomas Donohoe, um dos técnicos britânicos contratados pela fábrica Bangu. No campo que existia nos jardins da fábrica, Donohoe, que ficaria conhecido como Danau, jogava futebol com outros funcionários britânicos. “Donohue teria promovido uma animada partida em terreno próximo ao prédio da Companhia, seis meses antes que Miller voltasse da Inglaterra”(1). Vale ressaltar que os imigrantes especializados começaram a chegar em 1891, na maioria britânicos.

Imigrantes e brasileiros, contagiados por aquele que seria o esporte mais popular do país, tentaram fundar um clube de futebol em 1897, mas a fábrica não permitiu. Só em 1904, quando o administrador era João Ferrer, o clube foi fundado. Sua primeira sede foi na rua Estêvão, numa casa emprestada pela fábrica. O clube só ganharia um estádio em 1947, também construído pela fábrica, bem perto da sede e com o nome “Estádio Proletário Guilherme da Silveira”, homenagem a uma pessoa que, como se verá mais adiante, teve uma grande importância para o bairro. Em 1933, ano em que foi inaugurada a iluminação pública do bairro, o Bangu ganhava o Campeonato Carioca, o primeiro título profissional do futebol brasileiro.

Muita gente, no entanto, conhece o estádio como “Moça Bonita” e a razão está no início do século 20, quando uma moça, provavelmente bem bonita, morava naquela área, “numa vila com chafariz em frente”(2). O autor diz que ela atraía a atenção principalmente dos cadetes da antiga Escola Militar do Realengo. Se ela era linda e cheia de graça, como a garota mais famosa, de Ipanema, não se sabe, pois não ficou nenhum registro de sua aparência. Mas o nome como ela ficou conhecida está aí até hoje.


(André Luis Mansur)

Fontes consultadas:

1 - Bangu - Roberto Assaf - Editora Relume Dumará - Coleção Cantos do Rio - 2001.
2 - Histórias das ruas do Rio - Brasil Gerson - Lacerda & Editores - 2000.
3 - Bangu 100 anos: a fábrica e o bairro - Gracilda Alves de Azevedo Silva - Sabiá Produções Artísticas - 1999.

quarta-feira, agosto 02, 2006

Olhem isso!!!

Como todo bom desempregado (pois é, sou mais um do Lula) passo as tardes no You Tube. O pior é que tô ficando viciado nessa merda, mas isso não vem ao caso, o que interessa é que achei essa pérola do futebol. Até a musiquinha do Monty Python é perfeita para o clipe do velho esporte bretão. Aliás, serve para o Paulão se lembrar da verdadeira face do futebol europeu. Dêem uma olhada, vale a pena!!!

http://www.youtube.com/watch?v=vaFm47lsL2g

terça-feira, agosto 01, 2006

1a. convocação de Dunga

Goleiros
Gomes (PSV-Holanda)
Fábio (Cruzeiro)

Defensores
Alex (PSV-Holanda)
Cicinho (Real Madrid-Espanha)
Edmílson (Barcelona-Espanha)
Gilberto (Hertha Berlin-Alemanha)
Juan (Bayer Leverkusen-Alemanha)
Lúcio (Bayern de Munique-Alemanha)
Luisão (Benfica-Portugal)
Maicon (Inter de Milão-Itália)
Marcelo (Fluminense)

Meio-campistas
Dudu Cearense (CSKA-Rússia)
Elano (Shakhtar Donetsk-Ucrânia)
Gilberto Silva (Arsenal-Inglaterra)
Jonatas (Flamengo)
Júlio Baptista (Real Madrid-Espanha)
Morais (Vasco da Gama)
Wagner (Cruzeiro)

Atacantes
Daniel Carvalho (CSKA-Rússia)
Fred (Lyon-França)
Robinho (Real Madrid-Espanha)
Vágner Love (CSKA-Rússia)


Gostei da convocação do goleiro Fábio, dos meias Elano, Julio Batista e Wagner, e de todos os atacantes. Acho que o cara começou bem...